Ao ar livre

Tamanho É documento

O Brasil não é somente “gigante pela própria natureza”, mas também é detentor de algumas das maiores estátuas do planeta

Tamanho É documento

Quem disse que o Brasil é feito só de belezas naturais? Além de paisagens espetaculares e praias paradisíacas, podemos encontrar estátuas monumentais espalhadas pelo País.

Personagens religiosos, históricos, simbólicos. Umas mais famosas, outras menos. O que elas realmente têm em comum são as dimensões de tamanho GG.

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é o mais famoso. A imagem brasileira mais conhecida internacionalmente tem aos seus pés a Baía de Guanabara e parece estar abençoando a Cidade Maravilhosa.

A ideia da construção surgiu em 1859, quando o padre Pedro Maria Boss sugeriu à Princesa Isabel que fosse construído um monumento religioso no alto do Corcovado.

Mas somente em 1922 foi lançada a pedra fundamental. A estátua foi inaugurada em 1931 e, desde então, é um dos pontos obrigatórios para quem visita a cidade.

Não é para menos: esse octagenário mede 38 metros de altura em total (30 m da estátua e 8 m do pedestal), pesa 1.145 toneladas e repousa sobre o topo do Morro do Corcovado a 710 metros acima do nível do mar.

A estrutura foi feita com cimento armado e revestida com pedra-sabão. Recentemente, o Cristo foi eleito em votação informal como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Apesar de ser a mais conhecida, o Cristo Redentor não é a estátua mais alta – nem a única. Convidamos você a fazer um tour de Norte a Sul para conhecer algumas das maiores estátuas brasileiras.

Aproveite e inclua as crianças no passeio. Elas vão adorar o passeio nessas terras de gigantes.

(Fotos: Divulgação; Cristo Redentor – Alexandre Macieira/ Riotur; Cristo Luz – Marcos Schafer)      

1
Cristo Redentor – Colatina (ES)
O Cristo Redentor capixaba não teve tanta fama quanto o carioca, mas merece ser citado. Inaugurada em 1975, a estátua foi considerada a segunda maior do Brasil na época, perdendo apenas por 2,5 m do similar do Rio. Construída pelo escultor autodidata Antonio Francisco Moreira, o monumento tem altura total de 35,5 metros (20 m de estátua e 15,5 m de pedestal). Abertos, os braços medem 40 m. A estátua encontra-se no centro da cidade, na Praça do Cristo, de onde pode ser contemplada.
2
Cristo – Elói Mendes (MG)
Em 2011, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro foi desbancado por outro Cristo, construído em Elói Mendes, interior de Minas Gerais. A estátua chama a atenção dos viajantes que passam pela BR-491 pelas suas dimensões: 39,5 metros de altura, com 8 m de base e 500 toneladas. Não se trata de uma cópia idêntica à carioca. Além de diferenças estéticas como vestes, rosto, barba e mãos, a estrutura está ganhando escadarias internas – os visitantes poderão subir até a altura do pescoço da escultura.
3
Cristo Luz – Balneário Camboriú (SC)
Destinos dos mais visitados em Santa Catarina, Camboriú abriga uma estátua bastante conhecida no Sul do País. O Cristo Luz fica dentro de um complexo turístico de mesmo nome, localizado a 155 metros, no Morro da Cruz. Esculpido em argamassa e construído com ferro, aço e cimento, mede 33 m de altura, 22 metros de largura e 528 toneladas. De braços abertos, o Cristo segura na mão esquerda o símbolo do Sol que “ilumina e abençoa toda a cidade e seus turistas”. Mas a grande particularidade é que a estátua muda de cor, com iluminação especial para cada dia da semana: branco (domingo), amarelo (segunda-feira), verde (terça), azul (quarta), lilás (quinta), vermelho (sexta) e rosa (sábado), significando, respectivamente, fé, energia, natureza, saúde, reflexão, amor e felicidade.
4
Padre Cícero – Juazeiro do Norte (CE)
A segunda maior cidade do Ceará é conhecida como a terra do Padre Cícero, já que foi ali que o sacerdote católico viveu maior parte da vida. Esse ícone brasileiro, considerado o “Cearense do Século”, é reverenciado na cidade também através de uma estátua, inaugurada em 1969. Fica no alto da colina do Horto, local escolhido por “Padim Ciço” para os seus retiros espirituais. O monumento é o terceiro maior do mundo construído em concreto armado: possui 25 metros totais, sendo 8 m de pedestal. Estima-se que 2,5 milhões de romeiros, peregrinos e turistas visitem a estátua anualmente. Por estar localizado a 500 metros de altura, a construção proporciona ótimas vistas para a cidade e para a Chapada do Araripe.
5
Estátua da Liberdade – Barra Velha (SC)
Você sabia que o Brasil também tem a sua Estátua da Liberdade? Quem for a Barra Velha, em Santa Catarina, pode também visitar a imagem colossal que está às margens da BR-101. Mantido pela loja de departamentos Havan, o monumento mede 56 metros de altura (36 m da estátua e 20 m de pedestal) e pesa aproximadamente 400 toneladas, sendo considerado um dos maiores das Américas. Essa réplica da estátua nova-iorquina é a quinta erguida pela rede de lojas, que adotou a imagem como símbolo. A versão de Barra Velha acabou se tornando um ponto turístico da região. O monumento possui elevador panorâmico que dá acesso a um mirante gratuitamente.
6
Santa Rita de Cássia – Santa Cruz (RN)
Não é curioso pensar que uma cidade com apenas 23 mil habitantes, no interior do Rio Grande do Norte, abriga o que é considerada a maior estátua católica do mundo? Pois é verdade! A cidade de Santa Cruz, a aproximadamente 115 km de Natal, mantém uma homenagem à Santa Rita de Cássia. A imagem mede 56 metros totais – 6 m de pedestal, 42 m da Santa e 8 m de coroa – e repousa no topo do Monte Carmelo. O monumento, localizado às margens da BR-226, foi inaugurado em 2006 e está dentro de um complexo turístico religioso. Por suas dimensões, a estátua atrai milhares de visitantes semanalmente, entre devotos e turistas, e acabou pondo a cidade de Santa Cruz no mapa turístico da região.
7
Duque de Caxias – São Paulo (SP)
Quem visita ou vive em São Paulo também pode fazer um passeio cultural interesante. A cidade tem seus tesouros, como o monumento de Duque de Caxias, considerada a maior estátua equestre do mundo – considerando-se do pedestal até a ponta da espada. Situada no centro de São Paulo, mais específicamente na Praça Princesa Isabel, foi inaugurada em 1960, obra do artista ítalo-brasileiro Victor Brecheret. A estátua possui mais de 40 metros de altura, sendo quase 16 m de estátua e cerca de 25 m de pedestal, decorado com altos-relevos que retratam as participações de Caxias em campanhas militares.
8
Frei Damião – Guarabira (PB)
De qualquer ponto da cidade de Guarabira, na Paraíba, pode-se ver a impresionante imagem do Frei Damião que repousa no pico da Serra da Jurema. A apenas 98 km da capital João Pessoa, fica no Santuário dedicado ao religioso italiano radicado no Brasil. Inaugurada em 2004, possui um total de 34 metros (22 m de estátua e 12 m de pedestal) e pesa 750 toneladas. O frei que costumava juntar milhares de pessoas com seus sermões continua reunindo multidões de fiéis e turistas nessa cidade que sempre foi tão devota a ele.
9
Nossa Senhora de Monte Serrat – Salto (SP)
A imagem de Nossa Senhora de Monte Serrat parece ter vindo de Itu, cidade famosa pelo tamanho exagerado de tudo. Mas esse monumento de 38 metros totais (30 m de estátua e 8 m de pedestal) pertence à cidade vizinha: Salto. O monumento, construído em concreto armado, homenageia a padroeira da cidade e contém uma capela que guarda os restos mortais de seu fundador, Antônio Vieira Tavares. Aos pés da estátua existe um mirante com uma bela vista panorâmica da região.
10
Frei Bruno – Joaçaba (SC)
Uma das maiores estátuas das Américas se encontra no meio-oeste catarinense, na cidade de Joaçaba, no topo do Morro Panorâmico. O homenageado é Frei Bruno, um religioso, considerado santo por alguns, que conquistou muitos devotos nessa região. A estátua, inaugurada em 2008, tem 17 metros de altura, mas atinge 37 m se considerarmos os pavimentos, como museu e restaurante. A imagem, feita de fibra de vidro, recebe centenas de visitantes diariamente e acabou convertendo a cidade num importante ponto turístico de Santa Catarina.