Diversão

O Rei Leão completa 22 anos e comprova que o ciclo da vida continua

Por Jorge Freire Jr.

Para comemorar mais de duas décadas da estreia desse clássico, a Disney lança A Guarda do Leão, animação que conta as aventuras de Kion, filho do Simba. E eu revivo minhas lembranças

O Rei Leão completa 22 anos e comprova que o ciclo da vida continua

Eu tinha a mania de, ao voltar da faculdade, ir sozinho ao cinema. Não gostava de dividir minha atenção com amigos ou namoradas. Quando entrava em uma sala de cinema, era para assistir o filme e ponto. Para ter uma ideia, nem pipoca comprava para não gerar distração.

Porém, com o O Rei Leão foi diferente.

Ao voltar do último dia de aula da faculdade - no dia 8 de julho de 1994 -, vi que estava estreando o filme nos cinemas. Como eu morava em uma travessa da Avenida Paulista, o que eu mais tinha eram opções de salas de cinema.

Comprei o ingresso para a primeira sessão e fui almoçar com calma. Estava entretido com livros, quando uma pessoa bateu no meu ombro direito. Era meu pai. Ele trabalhava por ali e tinha ido almoçar com uns amigos.

- O que você está fazendo aqui?
- Deu vontade de comer aqui e já estou indo para casa.
- Ah, ok! Te vejo à noite.

Não quis falar que iria ao cinema, pois vai que decide ir junto! Não que eu não gostasse da presença do meu pai. Pelo contrário! Como disse, curtia ir ao cinema sozinho.

Ao entrar no cinema, percebi que a sala estava cheia e fui logo arranjar um lugar. Já disse que eu faço contas onde vou sentar no cinema?

Então... O melhor lugar fica a dois terços de distância da tela. Uma conta rápida: se a sala tem 15 fileiras, a melhor cadeira é no centro da 10a fileira.

Pois bem, ao chegar na sala, fiz a conta rápida e já tinha uma pessoa lá! Quase desisti da sessão e pensei em comprar outro ingresso.

Mas como iria viajar no dia seguinte (era o começo das férias), decidi sentar ao lado da pessoa que lá se encontrava.

Licença aqui, licença ali - a sala já estava escura - e finalmente cheguei na cadeira.

Um adendo: naquela época, não tinha assento marcado; era por ordem de chegada. E qual foi minha surpresa em ver que era o meu pai ali do lado?

- Ué, você não ia para casa?
- Ia, mas resolvi assistir O Rei Leão, pois vamos viajar amanhã. E você, não ia trabalhar?
- Teve simulação de incêndio no prédio e liberaram todos. Então, vim para o cinema.

Dei uma risada e curtimos o filme juntos.

O meu pai foi a pessoa que me levava ao cinema e vários filmes - inclusive Star Wars e Indiana Jones - eu assisti com ele.

Adoramos O Rei Leão e ficamos conversando sobre o desenho ao voltar para casa. Foi ali que meu pai virou e me disse:

- Parece que os desenhos estão ficando mais adultos, não? Sabia que esse filme é uma releitura de Hamlet, de Shakespeare?
- É, sabia sim. Na faculdade os professores estavam comentando sobre isso.
Muito bacana! Espero que a Disney continue fazendo desenhos assim!

Meu pai faleceu ano passado. Ao assistir O Rei Leão, lembro sempre do nosso encontro inesperado no cinema e também da história em si, pois se trata do ciclo da vida.

O meu Padawan já assistiu algumas vezes e até fomos no musical aqui no Brasil. Ele AMA a história e tem até um Simba em seu quarto.

Esse ano O Rei Leão faz 22 anos e irei assisti-lo - pela enésima vez - com o meu filho. Ainda mais que, em comemoração, teremos uma bela estreia.

A Disney lança o filme e a série A Guarda do Leão, que contam a história do Kion, o 2º filho de Simba e Nala.

Kion se torna o líder da Guarda do Leão e precisará formar um grupo - e, claro, confrontar os pais -  para proteger as Terras do Reino. A trama foi desenvolvida para transmitir lições positivas sobre o trabalho em equipe, a comunidade e a diversidade.

Perceba aqui que ciclo da vida está em movimento e a essência de O Rei Leão está nessa nova animação da Disney - e certamente meu pai iria amar!

Irei fazer uma homenagem ao meu pai e assistir a história de Kion com o meu filho. Assim, mostrarei a ele a importância do ciclo da vida, falarei mais sobre o seu avô e como a família é importante.

E ainda, parafraseando o Rafiki, explicarei que não importa a distância, os nossos pais vivem em nós.

Anote aí, as datas de estreia são:

  • 17 de abril, às 19h: Estreia do filme A Guarda do Leão - Um Novo Rugido, no bloco Maravilhoso Mundo de Disney, no Disney Channel.
  • 22 de abril, às 17h30: O filme A Guarda do Leão - Um Novo Rugido, estreia no Disney Junior. O 1º episódio será mais longo e contará com a participação do grupo "Os Meninos do Morumbi", que criou versões para os temas de abertura e encerramento.
  • 9 de maio, às 19h30: Estreia da série A Guarda do Leão no canal Disney Junior.

 

(Imagem e vídeo: Acervo Disney)