Diversão

Pinafamília: o programa de arte mais legal de São Paulo

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Pensado para toda a família, tem espaço especial para os bebês e atividades para crianças e adolescentes. Entrada e estacionamento são de graça!

Pinafamília: o programa de arte mais legal de São Paulo

São Paulo é uma cidade com muitas opções de lazer para crianças, principalmente a partir dos 3 anos.

São muitos parques, como Burle Marx, Villa-Lobos, Ibirapuera, Horto Florestal, Do Carmo, da Juventude, que têm áreas específicas para crianças pequenas, com playgrounds com tanque de areia e balanços de cadeiras com tiras de segurança, entre outros brinquedos.

Tem também uma série de museus muito legais com programação específica para os menores, como o Museu do Futebol, o Catavento, o Museu da Casa Brasileira, o Museu da Imigração, além do MAM e do Instituto Butantan

Visitei todos esses com os meus filhos, quando eram bem pequenos e recentemente. Visitei outros também, mas não citei porque acho que a programação não é adequada para o público infantil. E acho que esses acima realmente merecem ser conhecidos com os pequenos. 

Mas, de todos esses, o que eu realmente recomendo é a Pinacoteca de São Paulo nos dias do Pinafamilia, programa desenvolvido pela equipe do museu com o "objetivo de estimular a visita de famílias à Pinacoteca, favorecer o convívio familiar por meio da fruição da arte e estimular a visita a espaços culturais, além de desenvolver processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas e favorecer a compreensão, por esse público, da importância do patrimônio e de sua preservação."

O Pinafamília acontece todo 2° domingo do mês até dezembro de 2015, a partir das 11 horas. A entrada e o estacionamento são gratuitos. A programação completa pode ser conferida no site da Pinacoteca.

As atividades foram pensadas para toda a família, inclusive bebês e pré-adolescentes. São lúdicas, instigantes, dinâmicas e exploratórias (veja na galeria de fotos algumas delas).

Além das atividades, o programa criou um guia de visita que a família pode fazer sem os educadores, apenas seguindo a orientação dos personagens da Pinafamília, que indicam uma obra de uma sala para ser descoberta. 

Para mim é, de longe, o melhor programa infantil de museu. Recomendo a visita.

Importante: é sempre bom chegar cedo!

Deixo algumas fotos da visita que fiz com o Miguel. Gostamos tanto, que vamos voltar! 

Beijos,
Patrícia

(Fotos: Arquivo pessoal)