Passeios

5 destinos de ecoturismo no Brasil

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

As crianças sempre se divertem muito nas atividades ao ar livre, principalmente se houver um riacho, pequenas trilhas ou animais. Que tal incluir esse tipo de destino nas suas viagens?

5 destinos de ecoturismo no Brasil

As crianças têm cada vez menos contato com a natureza, mas quando vemos como elas vibram e se soltam em alguma atividade ao ar livre, percebemos como deveríamos fazer isso com mais frequência! 

Não faltam destinos e possibilidades nas atividades com trilhas, ponte pênsil, cachoeiras, rios e escaladas.

Então, que tal escolher um passeio com ecoturismo na sua próxima viagem?

1. Bonito ou Nobres

Bonito fica no Mato Grosso do Sul e é um destino muito completo. As águas cristalinas e os peixes do aquários naturais são perfeitos para as crianças pequenas, enquanto as flutuações e os rafting garantem a diversão das crianças maiores e adultos. A cidade tem uma boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e agências de turismo que organizam os passeios. Em Mato Grosso, Nobres tem algumas atrações semelhantes a Bonito, no entanto, com menos gente e mais tranquilidade. É uma ótima opção para quem prefere atrações menos disputadas.

Para saber mais:

 

2. Chapada dos Guimarães

Outra opção perto de Cuiabá é a Chapada dos Guimarães, que fica a apenas 80 km da capital. O passeio pode, inclusive, ser feito em um bate e volta. A chapada é grandiosa, com mirantes, cavernas e cânions. Uma das principais atrações é a cachoeira Véu da Noiva, com mais de 80 metros de altura. Os paredões avermelhados são impressionantes. Uma das atrações superinteressantes para as crianças são os sítios arqueológicos.

 

3. Cânion de Itaimbézinho

O Cânion fica próximo a cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, quase na divisa com Santa Catarina. No Cânion há uma estrutura com Centro de Visitantes, restaurante e banheiros. Parte das trilhas contam com calçamento. A trilha principal é a do vértice e tem 1,4 km de extensão. A paisagem é lindíssima e a natureza é exuberante. As crianças se divertem até com os pequenos córregos.

Veja algumas experiências de outros pais:

 

4. Reserva Natural de Salto Morato

A Reserva Natural de Salto Morato fica no Paraná, próxima a Curitiba. O acesso por terra tem um longo trecho de estrada de chão, mas há a possibiliiade de ir de barco por Guaraqueçaba. O passeio é supertranquilo, com um pequeno aquário natural, uma ponte pênsil que as crianças adoram e duas trilhas, uma delas para o Salto Morato e outra para uma Figueira enorme, que é um pouco mais longa, mas tem uma "falsa baiana" (ponte de cabos de aço) que tornam o percurso mais emocionante.

Leia mais sobre este destino com crianças: 

 

5. Cataratas: contato com a grandiosidade da natureza

As Cataratas do Iguaçu são um dos mais grandiosos destinos de ecoturismo do mundo. A força da natureza pode ser vista na água. Além disso, as crianças curtem bastante andar pelas trilhas e ver animais, como o quati e alguns pássaros, no seu habitat natural. Quem tiver mais tempo, deve aproveitar e conhecer as Cataratas do lado da Argentina. As trilhas são um pouco mais longas, mas a vista vale a pena! 

Leia mais:

 

Viagens da Pati

(Fotos: Acervo pessoal)