Passeios

Friozinho nas montanhas

10 roteiros românticos para um final de semana inesquecível a dois

Friozinho nas montanhas

O inverno está batendo na porta! Já tiramos os casacos do fundo do armário e os dias estão cada vez mais preguiçosos. Que tal desacelerar de vez e aproveitar a estação para curtir uma viagem romântica? Escolhemos 10 destinos de tirar o fôlego para casais de todos os estilos. Qual é o seu?

Gramado (RS)

Se é você é marinheira de primeira viagem romântica, aqui não tem erro. Gramado (foto acima) parece ter sido feita para namorar. Hortênsias, azaleias e araucárias emolduram o Lago Negro, que tem um passeio de pedalinho perfeito para os amantes à moda antiga.

A região produz excelentes vinhos para acompanhar um bom fondue no jantar. Não percam a chance de voltar a ser criança visitando a Aldeia do Papai Noel – aberta o ano inteiro – e aproveitem para conhecer o Minimundo, com uma coleção de miniaturas de castelos, pontes e igrejas que são pontos turísticos de todos os cantos do planeta.

Dica: escolha um hotel com lareira e hidromassagem e celebrem o momento com um espumante local.

Campos de Jordão (SP)

A "Suíça brasileira" agrada casais mais cosmopolitas. Cheia de restaurantes, hotéis requintados e baladas da moda, Campos do Jordão ainda conta com uma intensa programação cultural durante o ano todo.

No inverno, as casas em estilo alpino e a paisagem da montanha parecem ainda mais lindas. O sol é constante, mas prepare uma mala caprichada: por lá, as temperaturas chegam a -5 °C!

Dentre as vilas (todas lindas) a serem visitadas, Capivari é a mais badalada. Se preferem ter mais contato com natureza do que com turistas, percam-se nas atividades de trilha, pescaria, arvorismo e passeios a cavalo oferecidos nas pousadas da região.

Imperdível: dê uma voltinha de teleférico para ver a cidade de cima e não deixe de fazer o passeio na maria-fumaça dos anos 70!

A empresária Katia Alencar, 36 anos, visitou a cidade com o marido e se surpreendeu: "Para dar uma escapadinha do calor do Ceará, eu e o Francisco decidimos conhecer Campos do Jordão. Optamos por uma pousada simples e familiar, mas ficamos surpresos com tantos mimos. Recebemos café da manhã no quarto, fizemos passeios deliciosos, como a visita à fábrica de chocolates Araucária e o bar Baden Baden. Viagens sempre têm surpresas e momentos de aventura. Foi muito importante para nós, porque trabalhamos demais e, às vezes, fica difícil quebrar a rotina sem sair dos lugares que já frequentamos no dia a dia. Recomendo muito!"

Teresópolis (RJ) 

Paisagens estonteantes, hotéis especiais e muita vida noturna encantam os turistas que escolhem Teresópolis para uma escapada romântica. Não por acaso, a cidade é um dos destinos mais populares entre os cariocas no inverno.

Seja para curtir a natureza no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - e descobrir a linda Cachoeira Poço Verde - ou para uma tarde de compras na tradicional feirinha de artesanato, a cidade é cheia de boas surpresas. Uma delas é a gastronomia, com doces e compotas tradicionais para a sobremesa - que tal armar um piquenique no parque com essas delícias?

Vai paraTeresópolis? Dê um pulo no mirante que é o principal cartão-postal da região: o pico Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude. Se gostarem de escaladas, a dica é visitar a famosa Pedra do Sino.

Serra Negra (SP)

Localizada ao norte do estado, na Serra da Mantiqueira, Serra Negra integra o Circuito das Águas Paulista. O lugar é conhecido, entre outros motivos, pelas propriedades terapêuticas de suas águas minerais.

A "Cidade da Saúde" tem muitos atrativos para os enamorados: uma rota deliciosa de queijos e vinhos, cafés regionais imperdíveis, inúmeras opções de trilhas, parques e cachoeiras para relaxar ou para praticar esportes radicais e um comércio de malhas e artigos de couro que acontece o ano inteiro para quem adora comprinhas.

Quer ficar bem por lá? Opte por um hotel fazenda e aproveite o clima para um passeio a cavalo.

Monte Verde (MG)

Minas Gerais é sinônimo de amor. Com montanhas por toda parte, a 1.600 metros de altitude e contando com a famosa hospitalidade mineira (nem precisa falar muito da gastronomia, não é?), fica mais fácil estar de bem com a vida.

Em Monte Verde, os casais perdem a linha com os maravilhosos chocolates artesanais, queijos e doces típicos, mas podem compensar a comilança praticando trekking em oito trilhas da região.

Cansados? Invistam em um passeio de quadriciclo pelas montanhas. Para ter a melhor vista da cidade, vale encarar a subida de uma hora para o Chapéu do Bispo, a 2.000 metros de altura e curtir a paz lá no alto.

Dica: em Monte Verde, há uma pista de patinação indoor que funciona o ano inteiro.

Canela (RS)

Quem curte um friozinho a dois pode planejar viagens para Canela durante o ano todo: o clima na Serra Gaúcha sempre favorece os enamorados. Por lá, bosques e cascatas revelam uma natureza privilegiada aos sortudos visitantes.

Roteiros de bike, triciclo, jipes 4x4, trenós e trilhas a pé são algumas das opções de ecoturismo que a cidade oferece. Os mais aventureiros podem apostar na tirolesa, rapel, bungee trampolim ou praticar mergulho juntinhos.

Todo ano, em junho, a cidade promove o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, atração encantadora para crianças e adultos. Quando visitar Canela, não deixe de apreciar as lindas flores da cidade, entre uma atividade e outra, no Parque do Caracol ou no Parque da Ferradura.

Bento Gonçalves (RS)

Bento Gonçalves

Amantes de um bom vinho têm mais motivos para ir a Bento Gonçalves além das belas paisagens do vale. A Serra Gaúcha é a maior região vinífera do país, e, entre vales e escarpas, encontram-se vinícolas artesanais que valem (muito!) a visita.

Depois de bebericar e conversar sobre a fabricação dos vinhos, vocês encontrarão deliciosas geleias e sucos orgânicos fresquinhos.

Quando estiver em Bento, escolha um chalé bem romântico com vista para o Vale dos Vinhedos e convide seu amor para um passeio pelo roteiro Caminhos de Pedra. Não há quem canse de admirar as casas típicas dos colonos e os artigos típicos da região.

No centro da cidade, vocês podem assistir à apresentação Epopeia Italiana, sobre a história dos imigrantes no estado. O passeio de maria-fumaça também é uma delícia.

Domingos Martins (ES)

Romance e aventura são os principais atrativos de Domingos Martins. A cidade fica a 40 minutos da capital Vitória, mas parece um universo paralelo. Este paraíso do ecoturismo é famoso pelas belas trilhas, como a Cascata do Galo, que é cheia de piscinas naturais de águas cristalinas.

O Parque Estadual da Pedra Azul é a principal atração da região. Lá, uma pedra em forma de lagarto com vários tons de azul hipnotiza os visitantes ao lado das orquídeas, bromélias e ipês.

Invista em um passeio ecológico a cavalo e aproveite a noite para relaxar em um dos inúmeros restaurantes que oferecem jantares românticos cheios de requintes. Quando escolher a hospedagem, aposte nos hotéis com vista para o campo e ofurô. Vocês merecem!

São Francisco Xavier (SP)

Entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, encontra-se a cativante “São Xico”, um destino sob medida para casais descolados. O lugar era uma região rural como muitas no estado, mas acabou se tornando um hit graças aos novos hotéis, restaurantes cheios de estilo, ateliês de arte e à forte vocação de ecoturismo que a cidade possui.

Quando estiverem por lá, não deixem de visitar o Pouso do Rochedo e exercitar a contemplação admirando o movimento e os sons das quedas d'água depois de uma visita guiada.

Sem pressa, se deliciem com a alta gastronomia local e não deixem de dar um pulinho nos ateliês mais famosos, como o Atelier de Las Máscaras, o da Tânia Negrão, o Manacá da Serra e o Arte na Roça.

A hoteleira Beatriz Chamma Moreira, 36 anos, recomenda: "Fazer uma viagem romântica para São Francisco Xavier foi excelente para nós, porque pudemos aproveitar cada minuto um do outro, curtindo a natureza e as delícias de lá. Dizem que a gente conhece realmente as pessoas quando viaja com elas, e passar 24 horas só com o Thiago aumentou a sintonia do casal. Minha dica são as pousadas com vista para a montanha, que oferecem massagens, bons vinhos e filmes para curtir a dois".

BÔNUS: Paraty (RJ)

Ok, se você não curte montanha e ama praia, a dica é visitar Paraty, uma deliciosa opção também no inverno. Patrimônio natural, arquitetônico e histórico, ali, a paisagem colonial e as ruas de pedra compõem o cenário perfeito para um romance com direito à boa música e gastronomia de primeira nos bares da cidade.

Demorem-se passeando pelo centro histórico de casinhas coloridas e igrejas suntuosas. A baía de Paraty tem 65 ilhas. Aproveite os dias ensolarados para um passeio de barco bem romântico. No cais, é possível negociar com os barqueiros e escolher uma rota exclusiva.

Levem bebidinhas e não se preocupe com as comidas: em Ilha Grande, há restaurantes flutuantes que oferecem frutos do mar fresquinhos e, para ficar ainda melhor, são servidos no seu barco mesmo.

(Fotos: Gramado – Leonid Streliaev/ Secretaria de Turismo; Bento Gonçalves – Fabiano Mazzotti/ Prefeitura Municipal)