Bebês

Os momentos que uma mãe jamais esquecerá

O mais provável é que quase todas nós, mamães, tenhamos vividos momentos similares com nossos filhos: essa “primeira vez” de algo que marcou nossas vidas

Os momentos que uma mãe jamais esquecerá

Você se lembra de quando escutou seu coração pela primeira vez?

Deitada em uma maca, enquanto uma pessoa passava um gel estranho em sua barriga e um aparelho que começava a mover em busca de algo. E quando, por fim, o encontrou, te disse: "Este é o coração de seu filho." E assim estava soando, um alto som que se escutava como um cavalo correndo, enquanto você o ouvia como o melhor concerto da sua vida.

A primeira vez que o sentiu em sua barriga

Disseram que um dia sentiria que algo se movia, uma sensação que nunca esqueceria. E assim chegou. Primeiro, como um pequeno movimento e logo com um chute, com a mão ou com um soluço. Uma surpresa que deve ter feito você gritar de emoção e querer contar a todo mundo.

E de repente... Escuta-o chorar pela primeira vez

Bebê

Com ou sem romper a bolsa, com ou sem dor das contrações, poucas ou muitas horas de trabalho de parto, tudo varia conforme a mãe. Mas algo que todas nós compartilhamos é esse momento em que finalmente os escutamos chorar pela primeira vez e os colocam perto para conhecê-lo. Lembram-se? É uma emoção que não se compara com mais nada na vida. 

A primeira vez que te disse “Mamãe” 

No início é um balbucio. "Má", "Ama", "Mmaaa", até que de repente chega a primeira vez que ouve um perfeito "Mamãe” enquanto olha para você - e ninguém mais além de você. Vocês se derreteram nesse momento? Eu não resisti! Se a isso somamos um "Eu te amo", é melhor ainda.

O tempo passou muito rápido e já engatinha e começa a caminhar

Crianças

Você não sabe como o tempo passou tão rápido, mas aí está, com o seu filho que já quer se mover por todos os lados e que começa a ser mais independente. Você passa o dia todo agachada, apoiando-o e garantindo que não caia, até que um dia ele se lança sozinho a caminhar. Lembro-me de andar o dia todo atrás dela pela casa! Porque, com as caminhadas, começam as travessuras. 

Seu primeiro aniversário 

Todos os aniversários são importantes, mas nada se compara ao seu primeiro aniversário. Claro, antes disso há todos os seus "meses de aniversário" até que chegou a primeira vez de apagar as velinhas. Eles não entendem nada do que acontece, mas você entende perfeitamente: ele está cada dia maior! 

Seu primeiro dia de aula 

Seja no berçário, creche, jardim de infância ou na escola, esse primeiro dia de aula é único. E esse sim foi para todos os pais, porque em cada casa que vou encontro alguma foto das crianças em seu primeiro dia de aula. São fotos usando o seu primeiro uniforme ou seu primeiro jaleco, seu primeiro grupo de amigos, a sua primeira vez aprendendo a estar com mais crianças, a fazer amigos, para respeitar os professores, aprender, seus primeiros trabalhos ou o primeiro Dia das Mães em que chega com algo que ele fez com suas próprias mãos. 

Certamente há muito mais momentos que todas nós recordamos e compartilhamos com as nossas amigas que também são mães, como a primeira vez que riu conosco, o primeiro banho e as milhares de graças que fazem com o passar dos meses. 

Você tem alguma coisa de que se lembre? 

Por Javi Belmar