Bebês

5 dicas para dormir melhor na gravidez

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

A barriga está crescendo e você não sabe o que fazer para dormir bem? Então confira alguns segredinhos que podem ajudar nessa hora!

5 dicas para dormir melhor na gravidez

Eu me lembro direitinho dos últimos meses de gravidez, e daquela barriga que parecia ser maior do que meu próprio corpo!

Tanto que costumo dizer que o último trimestre de gestação prepara a futura mamãe para uma rotina maluca, bem conhecida por quem tem um recém-nascido em casa (afinal, as acordadas noturnas nessa fase são frequentes - ou porque você precisa ir ao banheiro ou porque o peso do barrigão é tão grande, que não há maneira de dormir confortavelmente como antes).

Mas será que não existem segredinhos para uma noite perfeita de gestante? Pois apesar do pequeno desconforto, típico do período, eu posso dizer que dormi muito bem na gestação de minha filha Catarina, tanto que compartilho algumas dicas agora com vocês:

- Evite tomar líquido algumas horas antes de deitar. Como a bexiga da gestante fica espremida com o crescimento do bebê, é comum sentir vontade de ir ao banheiro com frequência. Reduzindo-se a ingestão de água cerca de 2 horas antes de ir para a cama, talvez você consiga dormir a noite inteira sem fazer uma "paradinha" durante a madrugada. Por aqui deu certo, e eu só precisei levantar nas duas últimas semanas que antecederam o parto.

- Não coma muito antes de dormir. Assim como a bexiga, o estômago da grávida também é pressionado pelo filhote em formação, o que faz aumentarem as chances de refluxo gastro-esofágico (que, por sua vez, levará à azia). Por isso, o ideal é dar um bom intervalo entre a última refeição e o sono, para que haja tempo da comida "descer". Por outro lado, um lanchinho leve está liberado, pois ficar muito tempo de barriga vazia pode causar náuseas na mamãe.

- Prefira dormir virada para o lado esquerdo. Sempre que eu dormia com a barriga para cima, acordava com uma dor enorme nas costas no dia seguinte! Até que descobri que, dormindo do lado esquerdo, facilitava a própria circulação sanguínea (e a qualidade das minhas noites melhorou muito!).

- Coloque uma almofada sob a barriga, para se manter com as costas alinhadas. Você verá que dar esse suporte ao barrigão faz toda a diferença, porque dessa forma sua coluna fica mais reta. Além disso, você não terá a sensação de "amassar" o bebê, que é comum quando se dorme sobre a barriga sem sustentação.

- Tente relaxar. Talvez essa seja a dica mais difícil de se colocar em prática! Durante quase toda a gestação a ansiedade da mãe é imensa - no início porque tem medo de que algum problema aconteça e no fim porque o parto se aproxima, gerando uma série de sentimentos (alegria, medo, insegurança...). Procure ocupar a mente com um bom livro antes de dormir, tome um chá de camomila, erva-cidreira ou erva-doce para relaxar, e pense apenas em coisas boas (lembre-se de que tudo o que você sente, o bebê percebe também!). Dessa forma, o soninho chegará mais facilmente, e você terá o merecido descanso!

(Foto: Getty Images)