Bebês

7 coisas legais para se fazer durante a gravidez

A gestação é um momento de plenitude da mulher em que é possível colocar em prática alguns desejos, sem que te julguem por isso

7 coisas legais para se fazer durante a gravidez

Quem nunca sonhou em se acabar em uma lata de leite condensado sem culpa? Na gravidez, pequenos deslizes como esse são permitidos (desde que não se tornem frequentes!), tudo em nome do tal desejo que precisa ser respeitado.

Mas não é só isso. Conversar longas horas com aquele ser que cresce dentro de você é divino - e ninguém vai te achar louca.

A questão é: existem atividades muito legais para se fazer durante a gravidez, mesmo quando alguns obstáculos se apresentam nesse percurso.

Confira agora 7 dicas de situações deliciosas para colocar em prática nesse período.

Fazer yoga

Quando estava grávida de sua filha Valentina, 2 anos, a servidora pública Lorena Rigobello Ripoll, 33 anos, encontrou uma turma de yoga com uma professora que deu aulas só para ela nos últimos dias da gestação. “Pratiquei durante os nove meses, mas nos últimos dias fiz aulas exclusivas. Fiz a última aula em uma quinta e Valentina nasceu sábado”, relembra.

Detonar parte da ceia de Natal

A professora Maria Helena Fuoco, 62 anos, estava em sua terceira gestação quando decidiu que comeria sem culpa o picles que sua cunhada havia feito como petisco para a ceia de Natal familiar. “Ele estava todo bonito, com vários espetinhos no abacaxi. Não tive dúvidas: abracei aquilo tudo, sentei embaixo da escada e comi tudo sozinha. Ninguém mais comeu”, diverte-se.

Provocar acrobacias do bebê

Sentir seu filho se mexer é uma sensação única e incrível, por isso mesmo uma das coisas que a cineasta e arte-educadora Mirelli Fernandes Rosa mais ama de fazer é comer açaí, maracujá ou chocolate (do tipo Snickers), só para sentir as acrobacias de seu bebê. “É infalível”, derrete-se a gestante de 8 meses.

Rever os amigos

Quem disse que no meio da adversidade não pode haver algo de bonito? Quando sua gestação se tornou de risco, a artesã Malu Martins, 35 anos, precisou ficar internada, de repouso absoluto. Nessa hora, viu ir pelos ares as fotos de gestante e o chá de bebê que tanto queria fazer. “Não tive dúvidas, transformei cada dia no hospital em festa. Chamava os amigos para me visitarem e o quarto sempre estava cheio. Comi muita pizza com eles, dei muitas risadas e tirei muitas fotos. Vi um tantão de gente querida e que não encontrava há tempos por causa da rotina de cada um. Foi incrível”, conta.

Cantar para o bebê

Quando a música Oração, da A Banda Mais Bonita da Cidade, começou a rolar em todas as paradas, a fisioterapeuta Mariana de Aquino Ribeiro, 28 anos, estava grávida de cinco meses. Apaixonada pela melodia, cantava sem parar para sua bebê. “Eu fiquei mesmo encantada com a música e sentia que ela podia ser um elo entre nós. Cantei para ela a gestação toda. Para minha surpresa, depois que Elisa nasceu, toda vez que chorava e eu cantava Oração, ela se acalmava instantaneamente. Era mágico”, emociona-se.

Pintura de barriga

A professora de balé Mayra Araújo, 30 anos, não queria fazer as tradicionais fotos de gestante, mas queria ter uma recordação especial da gravidez. Conversando com uma amiga, descobriu a existência da pintura de barriga e amou a experiência. “Encontrei uma artista incrível, muito sensível, com um traço muito lindo. Ela foi me perguntando o que eu imaginava para minha filha, o que desejava, no que eu acreditava e o resultado foi uma pintura muito sensível. Fotografamos e, hoje, é a primeira imagem do álbum de Luísa”, fala.

Spa para os pés

Quando estava gestando seu casal de gêmeos, Enzo e Rafaela, a nutricionista Andrea Patriota, 38 anos, viu suas pernas cansarem e seus pés incharem constantemente. A solução foi se render a massagens relaxantes. “Esse foi o maior carinho que me dei e a coisa mais legal que fiz durante seis meses de gravidez. Uma amiga me levou numa massagista ótima, que deixava meus pés revigorados e eu ficava no céu. Tenho saudade daquelas mãos de fada”, conta, aos risos.

(Foto: Getty Images)