Bebês

7 usos da toalha umedecida que você não conhecia

Versátil, produto vai da higienização do bebê à limpeza de brinquedos

7 usos da toalha umedecida que você não conhecia

As mães de hoje são consideradas multifuncionais: exercem várias tarefas e fazem milagres para que todas elas caibam durante as 24 horas do dia. Por isso, tudo que esteja ligado à praticidade costuma ser muito bem-vindo.

Quem se vê nessa situação, em algum momento, já se deu conta que as famosas toalhas umedecidas são uma grande aliada. Elas foram criadas com o intuito de facilitar a higiene do bebê que usa fraldas, sendo uma alternativa mais prática (e até mais eficiente) que o algodão úmido.

Mas com o tempo e uma dose de criatividade, esses lenços ganharam várias outras utilidades. Hoje o mercado conta com diversas marcas e embalagens com quantidades diferentes. As menores são ideais para serem levadas na bolsa e salvam as mães em diversas situações.

Mariana Raffaeli, 28, relações pública, confessa que não vive sem elas. “Tenho um pacote na bolsa, no carro, em casa, na cozinha... Em tudo que é canto. E no carro é quando eu mais uso”, afirma a mãe de Juan, 3 anos, e Martín, 1.

Como conta, quando os meninos comem dentro do automóvel, ela recorre às toalhinhas para limpá-los. “Até para tirar as manchas e sujeiras que deixam no estofado eu uso. Às vezes as crianças brincam muito e na volta para casa, dormem no carro. Se não quero acordá-las, passo o lenço antes de colocá-las na cama”, revela.

Para Aline Alexandrino, 36 anos, gerente de pesquisas, as toalhas umedecidas facilitam o passeio com os filhos Henrique, 3 anos, e Maria Clara, 4 meses. “Tenho sempre um pacote na bolsa. No caso da Maria Clara, uso para as razões mais básicas: trocar a fralda quando saio de casa. Com o Henrique, uso para limpar as mãos e a boca quando estamos fora de casa e ele se lambuza. Acho superprático”, diz.

Fizemos uma listinha das situações em que a toalha umedecida livra as mães dos apuros. Se você ainda não tinha pensado nelas, taí uma boa chance de testar novos usos.

1. Tirar areia do corpo do bebê

Na praia, crianças pequenas e bebês adoram brincar na areia, que tende a grudar na pele. Se, por algum motivo, não tiver uma ducha por perto, os lenços umedecidos ajudam a remover os grãos que podem irritar a pele.

2. Limpar a cabecinha do bebê quando está frio

Em dias frios, há mães que preferem não lavar a cabecinha do bebê na hora do banho. Uma boa alternativa para deixá-la limpinha é contar com os lenços umedecidos. Eles até conferem um cheirinho gostoso à carequinha dos pequenos.

3. Limpar o nariz

Quando as crianças estão com o nariz congestionado, é comum que fiquem escorrendo. Só que, às vezes, a limpeza com o papel higiênico em excesso pode irritar a pele delicada dos pequenos. O lenço umedecido evita esse quadro e limpa a sujeira do mesmo jeito. Ele também ajuda a remover aquela “caca” que endurece e fica grudada na pele, envolta da região da narina.

4. Tirar mancha de leite da roupa

Quando a mamadeira derrama algumas gotinhas na roupa, ou até mesmo se o bebê regurgita, os lenços umedecidos são ótimos aliados na limpeza da peça. Esfregue um pouquinho e evite aquele cheirinho de leite azedo que fica.

5. Limpar boca e mãos dos bebês

Quando você está passeando, pode ser difícil achar um banheiro por perto para limpar as mãos do bebê ou da criança, caso se sujem. Nesse momento, é só sacar um lencinho e o problema está resolvido. A mesma ação vale para as mãozinhas. Ah! A dica também vale em casa, quando eles inventam brincadeiras “sujinhas”.

6. Limpar brinquedos de plástico e pano

Alguns produtos de limpeza têm fórmulas muito forte e podem deixar resíduo nos brinquedos. Com os lencinhos umedecidos, você tira a poeira e limpa até brinquedos de pano, de maneira mais prática e menos agressiva.

7. Tirar o suor do bebê

Se no frio elas são ótimas para limpar a cabecinha dos bebês, no calor, também são aliadas, só que para limpar o suor. O acúmulo do suor nas dobrinhas pode irritar a pele, então conte com as toalhas para amenizar o problema e melhorar o bem-estar dos pequenos.

(Foto: Getty Images)