Bebês

Azia durante a gestação

Por Marina Breithaupt

Para algumas mulheres ela pode vir antes; para outras, depois. Em geral, está presente durante esse período de transformações e passa, cedo ou tarde, a ser companheira da maioria das gestantes

Azia durante a gestação

Muita gente diz que a intensidade da azia durante a gestação é proporcional à quantidade de cabelo do bebê que está para chegar. Claro, isso é uma crença dos antigos. Eu mesma sempre tive bebês carequinhas e mesmo assim sofri demais nas três gestações com essa companhia cruel.

Mesmo me cuidando muito, me alimentando corretamente e com orientação correta, ela apareceu por aqui, próximo das 25 semanas, com força total. Dos incômodos dessa fase da gestação, a azia tem sido a pior, deixando para trás as dores nas costas, as câimbras e os enjoos.

Como sei que é uma fase, tento levar numa boa e, mesmo assim, tenho dias complicados, ou melhor, noites, pois ela sempre piora ou aparece à noite, amiga das madrugadas! Parece até um treino para os períodos insones que chegarão junto com nossa bebê!

Essa sensação de queimação é uma consequência da pressão que o útero vai fazendo no estômago, o que gera um refluxo. Além disso, as mudanças hormonais dessa fase - aquela que fazem nosso humor parecer uma montanha-russa - ajudam a piorar o cenário.

Em geral, esse é apenas um dos incômodos crônicos de uma gestação. Fale com seu médico, pois existem medicamentos que ajudam a aliviar essa azia, mas é preciso ter uma orientação, pois alguns antiácidos são compostos por sódio e a gente já sabe: gravidez e excesso de sódio não combinam!

Algumas dicas que tenho usado para amenizar essa sensação ruim:

  • comer menos e mais vezes ao dia
  • evitar líquidos nas refeições
  • comer alimentos leves, evitando gorduras
  • não ingerir alimentos antes de deitar e permanecer em pé durante a digestão

 

Não consegui ainda fazer com que ela suma de vez, mas com essas dicas consegui uma melhora.

Bom, ainda espero meu bebê cabeludo prometido pelas minhas avós, que sempre me dizem que mulher com azia, bebê cabeludo! :)

(Foto: ShutterStock)