Bebês

Carinho na pele: como escolher a toalha umedecida ideal

Textura, fragrância e composição devem ser avaliadas no ato da compra

Carinho na pele: como escolher a toalha umedecida ideal

Quando se trata da pele do recém-nascido, todo cuidado é pouco. Por ser mais fina (quase a metade da espessura da de um adulto) e por possuir menos agentes protetores, a pele do bebê necessita de uma atenção intensa e diária.

E a troca de fralda é um dos momentos que exigem mais cuidados dos pais, pois a má higienização pode ocasionar assaduras, alergias e até infecções.

Neste contexto, a toalha umedecida é uma grande aliada para fazer essa limpeza corretamente. No momento da compra, os pais devem observar algumas informações na embalagem. O primeiro dado importante é a validade.

“Um bom produto deve não só ajudar a remover a sujeira, mas também hidratar a pele e oferecer ao bebê sensação de frescor”, explica o dermatologista pediátrico Rubens de Oliveira, ressaltando ainda que nem sempre o produto mais caro é também o melhor.     

Todas as marcas disponíveis no mercado passam por uma rigorosa série de testes dermatológicos para comprovar sua eficiência e qualidade. Os produtos não causam alergias e não oferecem riscos à pele do recém-nascido.

A composição não pode conter álcool etílico. Ao escolher o produto, prefira marcas cuja fórmula traga nutrientes enriquecedores e agentes hidratantes. Ingredientes como aloe vera e algodão também são bem-vindos, pois previnem o surgimento de assaduras.

Segundo a pediatra Jane Tibim, é preciso analisar também se os lenços são resistentes e macios. “A textura deve ser avaliada, pois há produtos de toque grosseiro e que acabam agredindo a pele sensível do bebê. Quanto mais grossa e resistente for a toalhinha, melhor”, diz.

A especialista aconselha que os pais façam o teste prévio, passando o lenço no rosto para sentir a maciez e o poder de limpeza.  A fragrância deve ser suave ou inexistente para não irritar a pele do bebê.

Pequena ou grande?

Se na hora da comprar você ficar na dúvida sobre qual tamanho de embalagem escolher, a recomendação é optar pelas duas. Os potes maiores são para o uso diário e higienização constante do bebê.

Mas as embalagens menores, que são mais fáceis de transportar, também evitam que os lenços sequem. “Se o lenço secar, coloque uma pequena quantidade de água morna sobre as toalhinhas e espere que elas absorvam o líquido e reidratem. Mas esse truque é emergencial. Prefira sempre comprar em quantidades menores para usar em tempo hábil”, aconselha Rubens de Oliveira.

Independente do tamanho, o recomendado é manter as embalagens sempre bem vedadas e ao abrigo do sol e fontes de calor, para não danificar.

A toalha umedecida pode ser usada também em outras partes do corpo do bebê. “Eu sempre levo uma embalagem na bolsa para limpar o rosto do bebê quando está suado ou para higienizar as mãos após tocar em alguma coisa”, conta Mariana Godim, mãe de Isadora, de 1 ano.

Já Ingrid Pinheiro, mãe de Pietro, de 2 anos, usa os lenços umedecidos para manter o bebê perfumado. “Em dias frios, eu uso as toalhinhas umedecidas para limpar a cabeça dele e manter o cabelo cheiroso”, comenta.

(Foto: Getty Images)