Bebês

Emocione a família ao contar sobre a gravidez

Inspire-se nas histórias de mães que surpreenderam os pais, irmãos e avós na hora de anunciar que estavam grávidas

Emocione a família ao contar sobre a gravidez

Que uma gravidez é cercada por muita emoção, isso ninguém discorda. Do resultado positivo ao nascimento do filho, a mãe e quem está ao seu redor vivem uma infinidade de experiências boas.

Por isso, nada mais óbvio que compartilhar a notícia do que vem por aí de uma maneira especial para os familiares, principalmente aos futuros avós.

E se você quer aproveitar para uma surpresa especial, algumas mulheres contam como tornaram o momento do anúncio ainda mais emocionante. Inspire-se!

Visita da cegonha

Quando estava grávida do segundo filho, a executiva Mayra Vivacqua já sabia por experiência própria como o momento de contar a gravidez marcaria a sua vida e de toda a família. Por isso, decidiu fazer algo diferente.

Aproveitou a visita dos sogros cariocas, que decidiram passar o fim de semana em São Paulo com ela e o marido, para surpreendê-los com a boa notícia.

Encomendou em um ateliê especializado em produtos lúdicos uma caixinha contendo um ovo artificial com um pequeno ninho. Dentro dele, uma mensagem da cegonha em um pequeno pergaminho anunciava a gravidez.

“O ateliê dava a opção de entregar a mensagem da cegonha diretamente ao destinatário, mas eu queria ver a reação deles. Pedi para o Henrique, meu filho mais velho, entregar um presente para a vovó dele durante o jantar. Ela foi abrindo (a caixinha personalizada) e quando viu o bilhetinho começou a chorar. Foi muito bonito”, conta Mayra.

Na primeira gravidez, ela já havia surpreendido a família quando, durante um jantar, ela e o marido colocaram o vídeo do ultrassom na televisão. “Eles escutaram o barulho do coração e ficaram emocionados. Minha família é bem chorona”, diz.

O irmão mais velho

A veterinária Luciana Fortunato Burgese Lanza também contou para a família da segunda gestação com a ajuda do primeiro filho. Preocupada em como Gustavo, o mais velho, reagiria quando soubesse que estava ganhando um irmãozinho, ela decidiu usar a criatividade.

“Perguntei se ele queria um irmão e ele disse que sim. Então, juntos, escrevemos uma carta para o papai do céu pedindo um nenê para a nossa família. À noite, escrevi a carta de resposta do papai do céu e deixei na porta de casa, como se alguém tivesse entregado”, conta.

Ela e o marido fingiram surpresa lendo e aproveitaram para gravar a reação do filho enquanto liam a “resposta” do papai do céu.

“A reação dele foi linda, um espanto com felicidade, uma risada gostosa. Nos abraçamos e olhamos para a câmera para avisar a família toda que eu estava grávida. No dia seguinte, mandamos o vídeo para os nossos pais e irmãos sem avisar sobre o que era e eles ficaram sabendo pela filmagem. Foi bem legal!”, relata a veterinária.

Data especial

Para fazer do momento uma ocasião inesquecível, a blogueira Isabela Barros esperou a comemoração de 90 anos do avô Miguel para contar para todo mundo sobre a gravidez. “Nem meus irmãos sabiam”, diz. Na data, foram para Maceió, cidade natal de Isabela, e deram a notícia ao vivo.

Família da Isabela

“Foi difícil segurar a novidade até o quarto mês, mas queria que fosse especial. Esperei todo mundo chegar, pedi para a banda parar de tocar por uns minutos, peguei o microfone e contei que aquela família linda ia ficar maior pois eu estava com um bebê na barriga. A partir daí eu fui o assunto da festa”, relembra ela, na foto acima com o marido Fabio, os pais Heleno e Marlúcia, os irmãos Felipe e Miguel e o vovô aniversariante.

Momento eternizado

Se a ideia é lembrar desse momento para sempre, que tal gravar a reação das pessoas? Foi o que a nutricionista Mariana Freire fez com o marido quando descobriu que estava grávida. “Esperei que ele chegasse em casa de uma viagem (ele é piloto de avião), contei a novidade e gravei tudo”, diz.

Depois de muitos abraços e lágrimas, o casal pegou o vídeo da declaração (abaixo) e foi para as casas das duas família revelar a notícia. “A gente botou a filmagem na TV e foi uma delícia; todo mundo ficou muito emocionado. Depois coloquei o vídeo no YouTube e recebo mensagens todos os dias de pessoas que se emocionaram com o momento”, afirma.

Pequenos detalhes fazem a diferença

A enfermeira Marcela Cavalcante esperou a oportunidade em que a família dela e do marido estivessem em São Paulo para contar que estava esperando um bebê. 

“Fiz o teste numa quarta-feira e segurei a notícia até o domingo, mesmo ansiosa, porque queria contar para a família toda de uma só vez. Comprei balões metalizados coloridos e um em formato de cegonha e subi para encontrar meus pais, sogros, avô e irmã na sala de casa”, diz Marcela.

“Quando eles me viram, entenderam na hora e foi aquela alegria. Fiquei ainda uns dias com os balões decorando a casa e lembrando da festa”, conta ela, na foto com o avô Fagundes.

História de família

Morando longe dos pais e da avó, a arquiteta Adriana Pierantoni queria fazer algo inusitado e decidiu usar a brincadeira que existia entre ela, sua mãe e avó das três gerações da família. 

“Coloquei nossa foto em uma caixinha de vidro enumerando as nossas gerações e com o número 4 na barriga, fechei com um lacinho de cetim e fomos para o Rio de Janeiro entregar para a minha família”, diz.

Adriana relembra a emoção do momento, como a mãe e a avó demoraram para entender o que estava acontecendo. “Quando elas entenderam, ficaram emocionadas e me abraçaram. É um sensação deliciosa e, por isso, gravei tudo para guardar de recordação”, relata. 

(Fotos: Getty Images e Arquivos pessoais)