Bebês

Frases que enlouquecem uma mãe de recém-nascido!

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Prepare-se para ouvir algumas pérolas - e conte até mil antes de perder a paciência!

Frases que enlouquecem uma mãe de recém-nascido!

Quando um bebê chega em casa, não é apenas um sinal de que a vida em família está começando. Na verdade, o nascimento de um filho muda a dinâmica da casa, a rotina dos pais, e coloca a mãe em um estado que ela antes não conhecia: o de leoa atenta à cria.

Eu não sei se você sentiu isso, mas comigo foi exatamente assim que aconteceu! E se por um lado nos sentimos responsáveis por aquele pequenino (e capazes de tudo por ele), por outro temos a sensação de que nunca fomos tão frágeis. É difícil (e muito!) saber que alguém depende de você para absolutamente tudo, e que você precisa estar atenta 24 horas por dia para garantir seu bem-estar.

Na minha opinião, uma mãe (não generalizando, mas tenho certeza de que a maioria) faz tudo o que está ao seu alcance para acertar, para cuidar bem do filho. E é por isso que não é fácil ouvir certos palpites, que mais parecem julgamentos. São "pérolas" das quais eu tenho certeza de que você já foi alvo, e teve que se segurar para não responder em um tom ríspido (ou talvez não tenha conseguido essa proeza e rebateu na mesma hora). Quer ver só?

A seguir eu listei apenas algumas (fique à vontade para complementar a lista com seu comentário!):

1) Você está nervosa e está fazendo seu filho chorar.

Pode até ser verdade, mas não se fala isso a uma mãe que só está tentando fazer um bom trabalho! Ao invés de soltar essa afirmação, prefira se oferecer para ficar com o bebê, enquanto a pobre coitada consegue tomar um mísero banho com calma.

2) Não sei por que seu bebê não dorme. O meu começou a dormir durante a noite toda com uma semana.

Provavelmente é mentira, minha cara! E se for verdade, precisa contar vantagem em cima de outra mãe?

3) Seu leite deve ser fraco, porque seu bebê está muito magrinho.

Em primeiro lugar: não existe leite materno fraco, isso é um mito! E quem tem que avaliar se a quantidade que o bebê está tomando está sendo suficiente é o pediatra, e ninguém mais.

4) Nossa, você está um caco!

Não se fala isso para uma mãe de recém-nascido, porque obviamente é assim que ela se sente. Prefira falar que depois de algumas noites inteiras ela estará bem melhor, e que é preciso ter um pouco de paciência até que isso aconteça.

5) Acho que você precisa dar água, chá, fórmula...

Vale lembrar que a recomendação da Organização Mundial de Saúde é de amamentar de forma exclusiva até os 6 meses do bebê, ok?

6) Não deixa muito no colo para não acostumar mal.

Para osa desavisados, uma observação: estudos recentes demonstram que dar colo e carinho ao bebê o tornam um adulto mais seguro e independente!

7) Seu marido não ajuda em nada, hein?

Eu acredito que existem formas muito melhores de sugerir a uma mãe que ela precisa de ajuda, inclusive do marido.

8) Por que você não leva seu bebê a...

Complete a frase com o almoço da sua avó, a festa da sua amiga, o casamento da sua prima, etc, etc, etc. Talvez seja porque você finalmente acertou a rotina do filhote, e não quer colocar tudo a perder por um programa que não acha que vale a pena!

9) O irmãozinho era mais bonito quando nasceu.

Frase típica de quem não tem noção alguma dos bons costumes! Nota zero!

10) Faz esse bebê parar de chorar!

Talvez essa seja a pior das frases. Porque é claro que se a mãe pudesse, já tinha feito o filho parar de chorar. Infelizmente, em alguns momentos o choro foge ao controle - e tenha certeza: ela, mais do que ninguém, gostaria que o pequeno estivesse calmo e sossegado.

(Foto: 123RF)

comentarios bebê, mãe, maternidade