Bebês

Linha Nigra

Por Marina Breithaupt

Você sabe o que causa o aparecimento dessa "marquinha" da gestação?

Linha Nigra

A gravidez é mesmo um período de transformações e que deixa algumas marcas. Umas difíceis de sumirem e outras que se vão naturalmente após o parto, silenciosas, assim como surgiram.

Alguns dizem que tem a ver com o sexo do bebê, outros que está relacionada com o tom da pele da gestante, mas sempre tive dúvidas.

Na minha primeira gestação a Linha Nigra, um marca mais escura que surge no centro da barriga, na vertical, só apareceu por volta das 27 semanas. E foi bem clarinha.

Na segunda por volta das 25 semanas ela já apareceu e um pouco mais forte do que da primeira vez. Eu nunca me aprofundei no assunto e simplesmente esperei pela "marca" nessa terceira gestação. Já são 36 semanas e nada de ela aparecer...

Curiosa que sou, fui pesquisar para entender o que é essa marquinha exatamente e por que ela surge em algumas mulheres e em outras não. E se há um período mais propício para que isso ocorra.

A Linha Nigra é decorrente de um processo hormonal. Explicando melhor: a gestação gera um turbilhão transformações e a mudança hormonal é uma delas, o aumento do estrogênio é grande. Esse hormônio estimula a produção de melanina e também maior 'depósito' dela onde a pele precisa esticar mais para dar lugar ao bebê, causando essa hiper pigmentação na região central da barriga. Ela pode aparecer em algumas mulheres por volta já da 14ª semana em diante e some algumas semanas após o parto.

Essas transformações de coloração acontecem, pelo mesmo motivo, em outras regiões do corpo - como nos bicos dos seios e algumas regiões na face. Já ouvi relatos de amigas que afirmaram que até as sardas do rosto escureceram um pouco durante a gestação. Nada que um boa esfoliação não dê conta de normalizar as coisas no pós parto.
 
O fato é que algumas mulheres estão mais propensas a terem o surgimento da Linha Nigra, e como cada gravidez é única, porque ela surgiu na primeira não quer dizer que aparecerá na segunda ou terceira...ou quarta!

Mais uma vez, o processo mágico da gestação me mostra que não há regras. Nosso corpo age e reage de maneira diferente cada vez que gera uma vida.

E você, teve a linha? Por volta de qual semana surgiu e quanto tempo levou para desaparecer?

(Imagem: Arquivo pessoal por Débora Silveira Fotografia)