Bebês

Maria e Davi são os nomes mais adotados em 2015

Escolher como chamar um filho nem sempre é tarefa fácil. Tem o gosto da mãe, do pai, a influência da família...

Maria e Davi são os nomes mais adotados em 2015

Nomes que soam bonitos, de fácil pronúncia ou que carregam algum significado importante estão entre os principais motivos para a escolha dos pais. Além disso, fatores demográficos e socioculturais, como religião, programas de TV e celebridades, podem influenciar na decisão.

Em 2015, Maria e Davi foram os nomes mais escolhidos pelos pais no Estado de São Paulo, segundo ranking da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), em parceria com os 836 cartórios paulistas. Desta vez, o órgão também monitorou os nomes compostos mais registrados.

O levantamento comprovou a ascensão do nome Davi, hoje o segundo mais registrado no Estado, e que até 2011 não aparecia na lista de nomes mais registrados.

A lista dos 10 nomes adotados em 2015 é formada por:

  1. Maria
  2. Davi
  3. Ana
  4. Miguel
  5. João
  6. Arthur
  7. Pedro
  8. Sophia
  9. Enzo
  10. Alice

 

No topo da lista, Maria e Davi aparecem com 26.909 e 20.642 registros por todo o Estado, respectivamente. Ana, que por nove anos consecutivos foi o segundo nome mais registrado, caiu para a terceira colocação em 2015, computando 18.810 registros.

Miguel e João se mantiveram na mesma posição do ano anterior, quarto e quinto lugar respectivamente, com 16.863 e 16.160 nomes registrados. Em seguida, aparecem Arthur (13.591 registros), Pedro (13.536), Sophia (9.951), Enzo (9.910) e Alice (9.330).

Contabilizados pela primeira vez, os chamados “nomes compostos” refletem o gosto da população pelos nomes mais tradicionais. Maria Eduarda e Pedro Henrique lideram o ranking com 6.502 e 5.531 registros, respectivamente. Os 10 mais adotados são:

  1. Maria Eduarda
  2. Pedro Henrique
  3. Maria Clara
  4. Ana Clara
  5. João Lucas
  6. João Pedro
  7. Enzo Gabriel
  8. Maria Luiza
  9. Davi Lucas
  10. João Miguel

 

A escolha dos pais

Tammy Achkar, 36 anos, é chef de cozinha, mora em São Paulo, e teve sua Alice em novembro de 2015. Definir o nome da sua filha teve um motivo bem significativo.

“Esse é o nome da tia avó do meu marido. Ela foi uma mulher admirável. Era psiquiatra e foi muito importante em sua época. Como gostamos do nome e da pessoa a quem ele nos remetia, decidimos colocar na nossa filha”, conta.

Já a dona de casa Simone Cristina Santos Sapucaia, 30 anos, também de São Paulo, conta que escolheu o nome Miguel para seu filho de apenas 3 meses por ser um nome bíblico. “Além de ser nome de anjo, combina com o nome do irmão, que é Samuel”, completa.

A estudante Janaina Cristal da Costa, 22 anos, tem uma história interessante para a escolha do nome de sua filha Helena, 9 meses.

“Duas semanas antes da ultrassonografia, eu conversava com a barriga e comecei a falar nomes diferentes, quando mencionei Helena, ela chutava tanto na barriga que decidi que seria esse o nome, caso fosse menina. No dia do ultrassom, ela estava toda encolhida e a médica não conseguia ver o sexo, então, o pai disse que seria menino e teria o mesmo nome dele, William. Na mesma hora ela acordou e a médica deu risada e falou: ‘é menina, pode chamar Williana!", diverte-se.

Confira agora os 10 nomes mais populares de meninas e meninos em 2015, significados e curiosidades:

Meninas

  1. Maria: é um dos nomes mais comuns há séculos. A personagem mais famosa com esse nome foi a mãe de Jesus. Maria também foi o nome escolhido pela atriz Vanessa Giacomo para sua menina, que nasceu em janeiro.
  2. Ana: há pelo menos duas personagens bíblicas com esse nome. A primeira está no Velho Testamento, com a mãe do profeta Samuel, conhecida por ter engravidado em idade muito avançada. A segunda aparece no Novo Testamento, com uma profetisa que reconhece o menino Jesus como o Messias.
  3. Sophia: muito popular no Brasil, esse nome também foi escolhido pelo jogador Dentinho e a ex-dançarina Dani Souza para uma de suas gêmeas, que nasceram em 2014.
  4. Alice: esse é o nome da personagem principal do livro “Alice No País das Maravilhas”, escrito por Lewis Carroll, em 1865. Na história, Alice decide seguir um coelho muito atrasado e cai em um enorme buraco, que a leva ao País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas.
  5. Laura: o cantor Roberto Carlos foi o grande responsável por imortalizar o nome Laura (pelo menos no Brasil). Afinal, esse é o nome de sua mãe, a quem ele faz questão de chamar de Lady Laura, além de ter composto uma música homônima.
  6. Lorena: atribui-se a esse nome um significado interessante, pois era utilizado como um sobrenome relativo a uma região geográfica, significando “reino de Lotário”. Entre as principais personalidades históricas da região de Lorena está Joana d'Arc.
  7. Valentina: nome popular na Rússia, que tem como uma das personalidades mais conhecidas a primeira mulher a visitar o espaço, a cosmonauta Valentina Tereshkova.
  8. Isabella: esse foi o nome escolhido para a filha caçula do jogador Kaká e de Carol Celico. A menina nasceu em 2014 e lançou a tendência entre as mamães.
  9. Helena: segundo a mitologia grega, Helena era filha de Zeus e Leda, além de esposa do rei de Esparta, Menelau. Ela foi raptada por Páris, rei de Tróia, e o seu resgate, sob a ordem de Menelau, deu origem à famosa Guerra de Tróia. No Brasil, esse também é o nome preferido do autor Manoel Carlos, para as personagens principais de suas nobvelas.
  10. Manuela: foi nome da segunda filha de D. João III com D. Catarina da Áustria.

 

Meninos

  1. Davi: nome do mais famoso rei de Israel, que esteve no posto durante o século 10 a.C. e ficou conhecido por ter derrotado o gigante Golias, enquanto era ainda adolescente.
  2. Miguel: esse nome é citado algumas vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. Uma das personalidades históricas mais populares com esse nome é o escritor espanhol Miguel de Cervantes, que escreveu “Dom Quixote”, em 1605.
  3. João: é um dos nomes judeus mais populares em todo mundo. Com o passar do tempo, começou a ser adotado também pelos cristãos. Possui pelo menos uma versão em diversas línguas ao redor do mundo.
  4. Arthur: sem dúvida, o personagem mais importante com esse nome é o Rei Arthur, da fábula “Cavaleiros da Távola Redonda”.
  5. Pedro: o personagem bíblico Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, além de ser também considerado um dos principais pilares da igreja católica.
  6. Enzo: Enzo Anselmo Ferrari foi o fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis de mesmo nome. Quem também tem esse nome é o filho primogênito de Claudia Raia e Edson Celulari.
  7. Gabriel: esse nome designa o arcanjo (anjo mensageiro) que apareceu para anunciar a Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias.
  8. Lucas: na Bíblia, Lucas era um médico que foi convertido ao cristianismo pelo apóstolo Paulo, do qual foi companheiro por muito tempo em suas viagens missionárias.
  9. Samuel: na Escócia, o nome Samuel foi adotado para substituir o nativo Somerled e até hoje é utilizado dessa forma pelos falantes dos idiomas inglês, francês, espanhol, sueco, entre outros.
  10. Matheus: essa é uma das formas atuais de nomes como Matitias ou Matatias, que foram traduzidos. Esse também era o nome de um dos doze apóstolos que seguiram Jesus Cristo durante três anos.

 

(Foto: Getty Images)