Bebês

Tempo do sono para os bebês

Por Marina Breithaupt

A cada nova fase surgem mudanças. Saiba qual o tempo ideal de sono a cada etapa do seu filho

Tempo do sono para os bebês

Se tem uma coisa que preocupa 10 em cada 10 mães - novatas ou não - são as questões ligadas ao sono dos bebês.

Questões que vão da posição à duração e qualidade, passam por dúvidas sobre acordar ou não para amamentar, como fazê-lo mamar sem antes cair numa soneca profunda, além de técnicas para prolongar o sono e muitas outras coisas sobre o assunto que aparecem na cabeça de quem está prestes a receber um bebê em casa.

A preocupação é normal, só que essas questões não devem ser bichos de sete cabeça para nós, pois seguir regras ou querer moldar parâmetros é bem complicado.

Cada bebê é de um jeito e irá estabelecer suas vontades e necessidades ao longo dos primeiros meses. Há, ainda, fatores que podem bagunçar todo o processo como: reações às vacinas, picos de desenvolvimento ou simplesmente um reajuste de suas necessidades de sono.

Dormir, para os bebês, é um assunto sério! Eles passarão grande parte dos primeiros meses nessa condição, num soninho bom entre mamadas e fraldinhas recheadas. Acredito que não devemos tentar seguir moldes, mas ter uma ideia da necessidade de tempo de sono dos bebês pode nos ajudar a auxiliá-los nesse começo.

Bebês descansados são mais felizes, e a máxima é verdadeira: filho feliz, mãe feliz!

Além disso, ajudar o bebê a descobrir uma rotina de sonecas pode resultar também em noites tranquilas, com mais horas de sono seguidas.

A necessidade de sono vai diminuindo conforme ocorre o crescimento. A cada nova fase, o bebê descobre novos interesses e, aos poucos, vai precisando de menos sonecas ao dia.

Estamos vivendo exatamente esse momento agora com a Mel. Aos 5 meses ela já não dorme mais como antes e algumas atividades que eu já tinha como rotina e conseguia fazer durante as sonecas da tarde, por exemplo, precisaram ser reprogramadas, pois cada semana que se vai, menos tempo ela dorme.

Ainda há uma grande variação nessa questão de sonecas do dia por aqui mas, no geral, observei que o período de sono total bateu com essa tabela que encontrei na publicação de Gary Ezzo e Robert Bucknam:

E por aí, esses períodos também batem?

Um beijo,

(Foto: Shutterstock)