Carreira

5 dicas para voltar a trabalhar depois do bebê

O processo pode não ser fácil, mas algumas dicas podem facilitar essa transição e trazer bons momentos para você

5 dicas para voltar a trabalhar depois do bebê

Assim que a licença maternidade acaba, você se vê em um misto de sensações. Espantada de como o tempo passou rápido. Triste por ficar longe de seu bebê. Ansiosa para reencontrar seus amigos e colocar seus (outros) talentos para trabalharem novamente. Nervosa sobre o desconhecido.

Depois de ter passado por esse processo algumas vezes (ainda que eu trabalhe em casa), achei que essas dicas (compartilhadas por outras pessoas que passaram por isso) me ajudaram. E espero que também te ajudem nessa transição.

Dica 1: descanse

Você pode querer resolver tudo que precisa ser feito antes de voltar ao trabalho, mas tente resistir.  Use o tempo que tiver para se recarregar – talvez seja até interessante conseguir um tempo extra para se aconchegar no sofá. Você estará o mais em forma possível à medida que estiver de volta ao ritmo do trabalho, e estará ainda mais preparada para lidar com as várias emoções que que vão surgir.

Dica 2: se afaste um pouco dos cuidados com o bebê

Assim que decidir quem cuidará da criança, tire um tempo antes de voltar ao trabalho para fazer uma adaptação. Comece com uma hora, depois vá acrescentando tempo até ficar o período todo que estará fora. A pessoa que cuidará de seu filho conhecerá o bebê. Seu bebê conhecerá a pessoa, e, possivelmente, o cenário com outras crianças. Será bom para você e para ele.

Dica 3: vá até seu escritório antes de voltar oficialmente

Dê uma passada para falar oi para seus colegas e se inteirar sobre o que aconteceu enquanto esteve fora. Agende uma reunião com o RH para tirar qualquer dúvida que tenha sobre seu retorno ou seus direitos. Tenha certeza de que há um espaço para você tirar leite e armazená-lo, se seu plano for continuar amamentando. Se seu trabalho é um ambiente amigável para o bebê, leve-o até lá.

Dica 4: marque seu retorno para o meio da semana

Voltar e pegar o ritmo do trabalho leva alguns dias. A maioria das mães diz que ficou surpresa com o quanto curtiu os primeiros dias – ver os amigos, ouvir as novidades, e, é claro, se gabar de seu bebê. Então, uma vez que você pegar um bom ritmo, já é o final de semana, e você terá um tempo de qualidade para passar com o pequeno. Assim você volta aos poucos.

Dica 5: planeje um horário para ligar e ver se o bebê está bem

Se você acha que vai querer checar como o bebê está, de vez em quando, fale com a pessoa que ficará com ele. Tentem combinar um horário para uma ligação ou mensagem de texto, de modo que não atrapalhe ou tire sua atenção do bebê.

Agora, coloque aquelas fotos em porta-retratos, compre algumas roupas novas e se prepare para surpreender até você mesma!

(Imagem: Getty Images)

Por Amy Heinz