Carreira

Lições de carreira que aprendemos com os filmes

Acha que desenhos e animações são só diversão? Pois saiba que eles podem te ajudar a crescer profissionalmente

Lições de carreira que aprendemos com os filmes

Muito além do entretenimento, toda grande história traz ensinamentos de vida – e isso vale também para os filmes. A ficção nos faz conhecer novos pontos de vista, encarar o que vivemos de formas diferentes e questionar as nossas crenças.

Por isso, às vezes, até mesmo os títulos mais ingênuos podem trazer lições valiosas, inclusive para nossa vida profissional.

Se você está em busca de crescimento ou mudança na carreira, vale a pena dedicar algum tempinho a seus personagens favoritos e prestar atenção nas mensagens que eles passam.

Uma dica simples pode ser suficiente para fazer você escolher um novo rumo ou chamar atenção do seu chefe, para conseguir a tão sonhada promoção. Duvida? Então olha só as dicas que nossos desenhos favoritos já nos deram:

Estabeleça parcerias fortes

Judy e Nick, de Zootopia (foto acima), podem até ter se dado mal no começo, mas depois que se entenderam, foram capazes de grandes trabalhos juntos. Como eles, é essencial formar parcerias com seus colegas. Assim, as habilidades de cada um complementam as falhas do outro e o resultado se torna melhor.

O seu emprego não te define

Apesar de ter trabalhado como vilão a vida toda, Ralph, de Detona Ralph, era muito mais que isso. Taí uma situação que vale para você: não é porque trabalha com algo hoje, que você seja apenas isso. Com certeza tem muitas outras habilidades e pode, sim, fazer outras coisas da vida. Não se sinta preso!

Encare os problemas e confie em você

Para a estilista Edna Moda, de Os Incríveis, não há missão impossível. Ela sabe que é preciso encarar os problemas de frente e confiar na sua capacidade de resolvê-los. E se isso vale para os heróis, com certeza vale no dia a dia profissional: deixar a insegurança falar mais alto pode impedir que você cresça.

Trabalhe em equipe

Mesmo que você prefira fazer tudo sozinho ou ache que não se dá bem com alguém do time, é essencial saber trabalhar em equipe. Veja só pelas emoções em Divertida Mente... Se não se entendessem e trabalhassem juntas, teriam feito muito mal a Riley.

Seja criativo

Mesmo nos trabalhos mais matemáticos, criatividade é fundamental. É com ela que você vai encontrar saídas novas para antigos problemas ou inovar e conseguir se destacar no mercado. Se te disserem que precisa fazer uma casa voar, não diga que é impossível. Inspire-se em Carl, de Up - Altas Aventuras, e tente deixar a sua criatividade ir longe.

Não pegue crédito pelo trabalho dos outros

Mesmo que pareça fácil ou que ache que a verdade jamais será descoberta, assumir o crédito pelo trabalho de um colega é muito desonesto e pega muito mal quando alguém descobre. Veja pelo Linguini, que tentou se dar bem às custas do Remy, em Ratatouille, e acabou desmascarado.

Esteja pronto para ceder

Quando se trabalha com outras pessoas, é inevitável que todos tenham que ceder um pouco. Assim como Ariel, em A Pequena Sereia, precisou abrir mão de sua cauda para viver um amor, talvez você tenha de abrir mão de uma ideia para fazer o trabalho avançar.

Saia da sua zona de conforto

Muitos anos no emprego, ganhando até que bem, mas sem muita possibilidade de crescimento… Está nessa situação? Talvez seja hora de fazer como Rapunzel, em Enrolados: sair da torre e encarar os perigos do mundo. Existem muitas possibilidades lá fora para você e ficar parado pode ter seu preço no futuro.

É preciso esforço

Vivemos em um mundo imediatista, onde domina a crença de que todos os resultados devem ser rápidos. Mas a verdade é que nada acontece repentinamente. Para cada conquista e resultado, é preciso trabalhar muito antes. Até mesmo o semideus Hércules precisou treinar muito para se tornar um herói!

Crie contatos

Networking: essa palavrinha significa muito para uma carreira. Por mais tímido que seja, tente sempre ser simpático e cultivar os contatos que fizer. Infelizmente, não é só sua habilidade que conta na hora de uma promoção ou de conseguir um novo emprego. Conhecer as pessoas certas pode ser tão importante quanto. Ou você acha que Alice escapou inteira do País das Maravilhas porque era poderosa?

Faça você mesmo

Delegar os trabalhos chatos pode parecer mais fácil, mas pode dar errado. A Rainha Má até tentou mandar um caçador se livrar da Branca de Neve mas, no fim das contas, precisou ir pessoalmente resolver a questão. No mundo profissional costuma ser assim: você pode passar algo para frente e terminar tendo que responder pelo erro dos outros ou corrigindo essas falhas.

(Imagens, gifs e vídeos: Acervo Disney)