Aniversário

Bolo para o primeiro aniversário

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Quando o bebê completa um ano, ainda não deve consumir leite de vaca nem açúcar branco ou chocolate. Então qual bolo mais indicado para ele?

Bolo para o primeiro aniversário

Podem me chamar de chata, mas bolo de aniversário ideal para criança de 1 ano nem sempre é o bolo mais querido dos convidados. Isso porque a grande maioria das receitas tem leite de vaca, açúcar branco e chocolate. Três ingredientes que os bebês ainda não podem ter contato.

O que fazer, então?

Como não dá para tirar o açúcar do bolo, inclusive porque é um ingrediente que dá estrutura para a massa, é possível buscar bolos alternativos sem leite e chocolate.

Bolo de pão de ló é o mais indicado para o primeiro aniversário porque não vai leite de vaca na receita. Ele é substituído por suco de laranja e até água. Há também deliciosos bolo de limão, tangerina, café, banana e baunilha que também não levam leite de vaca.

Outro bolo sem leite na massa é (o nosso querido!) de cenoura. A gente se acostumou a comer este bolo no lanche da tarde. No último aniversário, Miguel pediu e os convidados amaram a novidade.

Para fugir do açúcar branco, dá para optar por bolos que levam açúcar mascavo na receita. Peggy Porschen, uma boleira inglesa maravilhosa, tem receitas de bolo de banana com açúcar mascavo que são um sonho. Ele leva chocolate e nozes, que podem ser eliminadas.

Recheio e cobertura

Tanto o recheio quanto a cobertura podem ser de frutas: abacaxi, pêssego, uva, ameixa, maçã e pera cozidas. Frutas na cobertura, aliás, estão super na moda, principalmente em bolos sem uma cobertura muito decorativa, muito cheia de cremes.

Para fugir das coberturas de chocolate e leite, outra opção é a pasta americana. Ela dá um efeito lindo para o bolo de 1 ano, e o bebê não precisa comê-la. Ou ainda de marshmallow, que apesar de doce, não leva leite em sua composição.

Pode-se também optar por rechear e cobrir com doces bem brasileiros, como cocada mole, doce de abóbora, de figo, goiabada, com cobertura de fios de ovos ou de coco ralado. Ou ainda com açúcar de confeiteiro e lindas flores decorativas, feitas de açúcar, por exemplo.

Unidades

Por fim, uma saída para agradar a todos, aniversariante e convidados, são tortinhas em unidade ou uma linda torta, como um tarte tartin, ou ainda uma torta coberta com frutas e açúcar de confeiteiro.

Outra opção são os deliciosos cup cakes, os bolinhos pequenos. Podem ser feito de massa de pão de ló e cobertos com qualquer ganache, para os convidados, e com frutas ou alguma das opções citadas acima, ou ainda sem nenhuma cobertura, apenas com a velinha, para o aniversariante.

Sei que é difícil resistir à tentação de encomendar um bolo lindo de chocolate para o primeiro aniversário do bebê, afinal uma data tão especial merece um bolo especial. Mas temos de lembrar que o aniversariante também deve comer o bolo. Deixe os bolos de chocolate, tão amados, para os aniversários seguintes, que tal?

Beijos,

Patricia