Aniversário

Alice no País das Maravilhas é tema que sempre agrada

Festa inspirada em conto clássico mistura delicadeza e elementos lúdicos

Alice no País das Maravilhas é tema que sempre agrada

Alguns temas de festas nunca saem de moda. Entre eles, estão os inspirados em contos clássicos, que rendem decorações incríveis e, mais que isso, despertam o interesse das crianças em conhecer o mundo encantado dos livros e histórias que sobrevivem por anos e anos.

Uma boa inspiração para comemorações pequenas é a decoração de Alice no País das Maravilhas. Aqui, a ideia foi executada pela equipe da Mia & Maria. Se você quiser copiar, lembre-se de que a mobília da casa pode – e deve – ser aproveitada na composição da mesa dos parabéns, pois dá à festa um toque personalizado.

“Uma dica é buscar móveis e peças que combinem com o tema. Não vá usar uma mesa futurista para uma festa romântica, por exemplo. Evite também peças e mesas de vidro, pois são frias e não costumam ficar interessantes. Prefira peças de madeira, pintadas ou laqueadas. Mesas, aparadores, bancos, malas antigas... Tudo pode entrar na brincadeira”, sugere Mycaela Gutierrez, proprietária da Mia & Maria.

Um dos segredos para criar uma decoração especial é saber olhar o ambiente onde a festa será montada e identificar detalhes que possam dar mais charme ao visual da mesa. Como a festa foi montada na casa da família, a decoradora optou por usar uma porta de madeira como fundo. “Acreditamos que daria um charme especial à mesa”, explica.

Na contramão da febre pelas supermesas, com centenas de doces, a equipe optou (e encantou) pela simplicidade e pela menor quantidade de comidinhas.

“Nossa conta é de 4 a 5 doces por pessoa”, cita. Uma vez reduzida a quantidade de guloseimas expostas na mesa, o ideal é apostar em versões decorativas, como minicupcakes, pirulitos e biscoitos decorados.

Aliás, seguindo o tema de Alice no País das Maravilhas, a torre de cartas é uma forma diferente de expor os docinhos na mesa principal. O projeto parece complexo, mas com um pouco de paciência e delicadeza, é possível reproduzir em casa o detalhe encantador.

Mycaela Gutierrez ensina: “Você só precisará de cartas de um baralho, supercola e um pano limpo com água morna para limpar a cola que vazar”, diz.

Incluir elementos importantes para a família também traz um pouco da história do próprio aniversariante para a narrativa contada na decoração. As peças artesanais estão em alta, por isso explore o acervo da família.

Nesta festa foi usada uma toalha de renda feita pela bisavó da decoradora. “Na montagem do evento, estávamos sentindo falta de algo para finalizar a decoração. Eu me lembrei dessa toalha e fui correndo buscar! Afinal, nada mais apropriado que uma toalha de crochê feita por uma bisa para um tradicional 'chá das cinco'”, argumenta.

Gravuras antigas e brinquedos da própria criança também podem ser usados como complementos para a decoração da mesa.

Os pequenos detalhes atraem a atenção dos convidados e tornam a decoração mais rica e interessante. Nesse caso, podem ser desenhos do aniversariante espalhados pelo salão, miniaturas do tema “escondidas” entre os doces ou livros da família usados como suportes para os docinhos.

(Fotos: Mia & Maria/ Divulgação)