Aniversário

Decoração de festa simples e barata

Mostramos o caminho para você fazer uma comemoração de aniversário linda, sem gastar muito

Decoração de festa simples e barata

Comemorar uma data especial, sobretudo o aniversário dos filhos, a gente sempre quer – é claro! –, mas nem sempre o bolso permite. Será mesmo?

Com um tanto de criatividade, dá para organizar uma festinha supergostosa, que vai ficar marcada na memória da criança, sem colocar a família em dívidas.

Está cada vez mais comum vermos mães produzindo a festa dos filhos. No entanto, muitas não sabem por onde começar, principalmente se a ideia é fazer uma comemoração econômica. Se você é dessa turma, calma!

Segundo Joyce Soares e Pedro Azevedo, da Festa de Brincar, se o orçamento está justo, não significa que a decoração, os comes e os bebes sejam limitados, não.

“Sempre acontece, nas nossas festas, de usarmos ​itens do próprio aniversariante ou feito por ele ou alguém da família. Em uma festa, com o tema Brinquedos, ​por exemplo, usamos casinhas feitas pela avó”, conta Joyce.

Outra dica é apostar no hand-made, ou seja, você mesma colocar a mão na massa e produzir a decoração. Deixe os itens prontos de lado e faça os toppers, bandeirolas, toalha e enfeites. Além de economizar, deixará a festa muito mais autêntica.

Veja outras ideias para uma festa bacana e baratinha:

  1. Conte com a família. Além dos itens do seu filho, eles podem colaborar com algum artefato ligado à criança ou te ajudar a confeccionar os trabalhos artesanais.
  1. Crochê está em alta! Corra para a avó, tia ou qualquer pessoa “prendada” na família que domine as agulhas e peça para fazer uma bandeirola de crochê para colocar na mesa ou entrada da festa.
  1. Use também fotos em porta-retratos coloridos. É uma maneira de trazer mais da história da criança ou da família para a mesa.

 

  1. Caixinhas de madeira encapadas com tecido deixam a mesa charmosa e são fáceis de fazer. Basta comprar caixas de MDF em vários tamanhos, cola branca e caprichar na escolha dos tecidos. Você pode usá-las, inclusive, como suporte para comidinhas.
  1. Flores sempre deixam o ambiente mais agradável. Se você faz questão delas, vasinhos com cactos e suculentas são mais em conta e deixam a mesa alegre e viva. Se os vasos forem de barro, você pode até pintá-los à mão.
  1. Se quiser uma festa bem florida, nada de comprar vasos! Aproveite garrafas de vidro transparente (como as de leite de coco) e faça seus arranjos nelas.
  1. Suportes para doces, que geralmente são de porcelana, metal e vidro, podem ser substituídos por pratinhos de papel, banquinhos e carretéis.

 

  1. Luzinhas estão sem alta! Aproveite aquelas de Natal que estão guardadas. Dá para usar do jeito que estão ou furar o copinho de papel no fundo para encaixá-las. Copinhos de cupcake são menores e também ficam bonitos.
  1. Faça displays e suporte para doces personalizados. Compre as peças de isopor, escolha uma imagem ou estampa, imprima, recorte e encape o display. Para finalizar, pode envernizar ou passar cola branca, e assim dar mais consistência.

 

  1. Arcos e painel de balões já saíram de moda - além das empresas terem um custo alto para desenvolver o trabalho. Faça um painel com figuras impressas, molduras e letras em MDF ou bastidores de bordar com tecido. Fica lindo!

 

Também dá para economizar no cardápio. E o resultado fica igualmente lindo:

  • Em vez de comprar refrigerantes e sucos, vá de chá gelado. Faça a infusão, prepare as jarras um dia antes da festa e deixe na geladeira.
  • Para não precisar contratar um buffet, uma ideia é preparar minissanduíches embalados, em forma de bombom. Queijo, presunto e peito de peru podem ser os recheios.
  • Bolos caseiros são deliciosos e saem bem mais em conta do que os tradicionais bolos de pasta americana, por exemplo. Compre ou faça 3 ou 4 sabores, das versões simples mesmo, e espalhe-os pela mesa.

 

(Fotos: Getty Images, Art Baby Foto e Festa de Brincar / Divulgação)