Datas Especiais

10 ideias para renovação de votos de casamento

Nunca é tarde para fazer novas promessas de amor. Especialistas de eventos dão dicas para comemorar seu aniversário de casamento de um jeito diferente

10 ideias para renovação de votos de casamento

Ainda enquanto namoravam, Leila e Oswaldo gostavam de brincar que iriam sair casando pelo mundo. Apaixonados, eles se casaram há pouco mais de três anos e perceberam que esse sonho poderia muito bem se transformar em realidade.

O primeiro destino escolhido para a renovação de votos do casal foi nada mais, nada menos que Las Vegas. A cerimônia foi feita há cerca de dois meses, testemunhada pelos cunhados e filhos do casal, além de um convidado bastante ilustre.

“O Elvis entrou comigo cantando e eu entrei gargalhando porque essa parte não era nada romântica”, conta a gerente de RH Leila Funfas, acrescentando que ela e o publicitário Oswaldo Funfas são um casal muito bem-humorado, que não hesitou na hora de incluir o Rei do Rock na cerimônia de renovação de votos.

Tradicionalmente, as celebrações de 25 e 50 anos de casamento são as mais comuns, mas a história de Leila e Oswaldo mostra que muitas pessoas não estão mais esperando as Bodas de Prata e de Ouro para reafirmar seu compromisso com o parceiro ou parceira.

Eles mesmos já têm planos de fazer uma nova cerimônia quando completarem cinco ou seis anos de casados.

Apesar de ainda não ser tão popular no Brasil, a celebração de renovação de votos de casamento vem crescendo nos últimos anos.

“Há 10 anos, para cada 20 casamentos, fazíamos uma renovação. Hoje a demanda é bem maior: para cada 20 matrimônios, realizamos 10 renovações”, revela a sócia-diretora da Duas Eventos, Chris Godinho.

Quer também?

Se você ficou empolgada com a ideia de renovar seus votos de casamento, a boa notícia é que existem diversas opções de celebração. Das mais divertidas e ousadas, como a de Leila e Oswaldo, às mais tradicionais.

“A renovação de votos não tem regras. O importante é que o casal possa olhar olho no olho e reafirmar o amor mútuo”, avalia Chris.

Pedimos ajuda à Paula Giora, diretora da TokEventos, para montar uma lista com ideias de celebração de renovação de votos de casamento. 

(Foto: Getty Images)

1
Fim de semana no sítio
Que tal reservar um local gostoso perto da natureza e levar os padrinhos de casamento e filhos para participarem da cerimônia? O casal pode se vestir com os trajes de noivos novamente para renovar os votos e fazer a festa um pouco mais descontraída.
2
Casamento tradicional
Essa é uma boa pedida para quem não teve festa de casamento ou para os casais que nunca conseguiram esquecer a sua. Os filhos podem ser pajens e daminhas de honra.
3
Almoço íntimo com familiares
Para quem é mais prático, fazer a renovação em um bom restaurante pode ser uma boa pedida. Dá para contar, inclusive, com a presença de um celebrante para formalizar a cerimônia.
4
Luau na praia com amigos
Ao som de um violão e à luz de tochas, a cerimônia pode ser feita com os amigos próximos em um ambiente superaconchegante.
5
Jantar em casa
Para quem prefere uma celebração mais simples, uma boa pedida pode ser receber os familiares para um jantar em casa no aniversário de casamento.
6
Segunda lua de mel
A maioria dos casais tem um destino turístico dos sonhos. Essa pode ser uma boa ideia para fazer a renovação dos votos a dois.
7
Las Vegas
Muitos casais, como Leila e Oswaldo, vão até Las Vegas para renovar os votos em um casamento express nas famosas capelas da cidade dos cassinos.
8
De volta às origens
O casal pode voltar ao local em que se conheceram para renovar o compromisso a dois.
9
Em um estádio
Casais amantes do esporte podem repetir os votos durante um jogo de futebol, por exemplo, compartilhando o amor com os outros torcedores.
10
Salto de paraquedas
Essa proposta é ideal para o casal que não abre mão de uma boa aventura. Já pensou em uma troca de alianças nas alturas?