Datas Especiais

2014 está dando tchau

Por Helena e Joana Cardoso

Qual nota você atribuiria ao ano que passou?

2014 está dando tchau

O fim de 2014 chegou. Junto com ele, um misto de sentimentos: frustração, esperança, melancolia, saudade... É importante que se faça uma retrospectiva mental de todo o ano, de todas as conquistas e derrotas desses últimos 365 dias. 

Aquelas metas para esse ano foram cumpridas? Aquele velho hábito que você prometeu deixar para trás permanece? A expectativa de promoção no emprego se concretizou?

É quando o ano chega ao fim que fazemos uma avaliação de tudo que projetamos para acontecer e do que de fato se concretizou.

É o momento para lidar com toda frustração do que não conseguimos e também de reviver o sabor das vitórias, de tudo que conquistamos.

É quando ponderamos cada um desses momentos e chegamos em uma nota final, que vamos usar, no futuro, para nos referirmos a esse ano.

Falaremos para nossos filhos: 2014 foi o ano que... 

O que marcou esse seu ano? Qual o fato mais relevante?

Convido você a fazer essa reflexão, visualizar a imagem mental de você em janeiro, como estava, o que pensava, o que queria.

Pense no que mudou de lá para cá. Como você está hoje? Mais perto ou mais longe dos seus objetivos? O que faltou?

Pense em tudo que ficou pendente. De que forma você colaborou para que isso não acontecesse? Existe algo que possa fazer para ter mais chance de conseguir?

Enumere tudo que vai levar para 2015. Muita coisa vai, pouca coisa fica? O que, do que está indo para o próximo ano, você pretende deixar até dezembro?

Vamos fazer nosso balanço porque temos 12 meses de cara nova para renovar nossas energias e tentar fazer diferente. Feliz 2015!

Por Joana Cardoso

(Foto: Morguefile)