Datas Especiais

30, 40, 50, 60 anos só acontecem uma vez... Celebre!

Os anos passam e são sempre motivos para festejar as conquistas. É só escolher o melhor estilo de comemoração

30, 40, 50, 60 anos só acontecem uma vez... Celebre!

Organizar uma festa de aniversário sempre é uma tarefa difícil. Ainda mais quando a aniversariante já é uma mulher madura. “Muita gente acredita que os 15 anos são a única data realmente importante na vida de uma mulher e, portanto, a única que merece uma grande comemoração. Isso é um grande erro, pois é na fase adulta que a mulher conquista tudo aquilo com que sempre sonhou”, afirmou a party planner Patrícia Alencar.

Claro que as décadas “redondas”, como 30, 40, 50 e 60 anos, representam o fim de um ciclo e normalmente são as preferidas para comemorações mais elaboradas. Mas, seja qual for a idade, o importante é celebrar a vida!

Para ajudar você a escolher o formato de sua próxima festa, listamos sugestões de especialistas e depoimentos de mulheres que apagaram as velinhas em grande estilo. Confira!

Hora de celebrar os 30 ANOS

Balada de luxo com as amigas
“Aos 20 anos eu não tinha a estabilidade financeira que tenho hoje e, portanto, não podia frequentar boates legais. Quando completei 30, fiz questão de celebrar, não só a idade, mas a minha independência financeira. Reuni minhas melhores amigas e fomos para um restaurante bem legal. Depois do jantar, seguimos para uma boate exclusiva e curtimos a noite todas juntas”, lembra Isabel Mariano, de 33 anos.

Dinner party
Outra maneira gostosa de comemorar a chegada da terceira década é promover uma dinner party, que nada mais é do que um jantar especial. “Muitos chefs oferecem esse tipo de serviço. Eles cozinham na sua casa, fazendo pratos maravilhosos e ainda servem tudo com uma decoração caprichada. Acrescente um bom vinho e terá uma noite muito agradável ao lado de amigos”, sugere Sarah Moreira, produtora executiva da Biscuit Eventos.

Reviver um momento marcante
“Eu nasci e cresci em Florianópolis. Na adolescência, minhas amigas e eu sempre fazíamos um luau na praia para comemorar o fim do ano letivo. Quando completei 30 anos, decidi recriar esse momento das nossas vidas e promovi um luau especial, com música ao vivo, bartenders performáticos e comidinhas desenvolvidas por um chef especialmente para a festa. Foi uma forma adulta de reviver experiências do passado. Foi como fechar um ciclo”, conta Maria Helena Ruben, de 36 anos.

Churrasco gourmet
Um bom churrasco quase sempre é unanimidade entre os convidados. Uma das sugestões de Sarah é reunir os amigos em um encontro gourmet e surpreendê-los com carnes nobres, aperitivos diferentes e bebidas e drinques de qualidade. Se a festa for ao redor de uma piscina, melhor ainda!

Churrasco gourmet

35 ANOS e boas ideias para festejar

Noite de diversão entre amigas – sem filhos ou maridos
“Todas as minhas amigas se casaram muito jovens e aos 30 anos já tinham filhos. No meu aniversário de 35 anos decidi fazer uma festa diferente e organizei a ‘balada das casadas’. Deixamos os filhos com os nossos maridos e tiramos um dia inteirinho para nos divertir. Começamos com um happy hour em um salão de beleza e terminamos em uma balada. Foi inesquecível”, relata Jane Alves Lima, 37 anos.

Jantar temático
“Os 35 anos podem ser comemorados de forma mais intimista, afinal, não têm o mesmo peso de completar a década. Uma boa ideia é receber os amigos com jantares temáticos, como ‘Boteco em Casa’”, indica Sarah Moreira.

Eventos diurnos para famílias
Se o seu grupo de amigos tem muitas famílias com filhos, inclua os pequenos na hora de planejar o evento. A party planner Patrícia Alencar sugere que, nesses casos, os jantares e baladinhas sejam substituídos por eventos diurnos – que não deixam nada a desejar. “Você pode preparar comemorações muito divertidas durante o dia, como um coquetel ao pôr do sol ou uma feijoada na tarde de sábado”, exemplifica.

Viagem com os amigos
Quem não gosta de viajar? Poucos. Por isso, comemorar o aniversário com uma viagem especial pode ser uma boa ideia. Sarah Moreira aconselha que, nesse tipo de comemoração, a lista de convidados seja traçada com cuidado redobrado. “Para uma viagem longa ou para passar um fim de semana em um hotel ou casa alugada, convide apenas os amigos mais íntimos, garantindo que neste momento terá apenas companhias especiais”, alerta.

40 ANOS acontecem só uma vez

Noite de culinária exótica
“Os 40 anos podem ser comemorados com um jantar mais sofisticado e diferente. Aproveite a ocasião para apresentar alguma culinária exótica para seus convidados”, sugere Sarah Moreira.

Festa à fantasia? Por que não?
“Comemorei a chegada dos meus 40 anos com uma festa à fantasia diferente, em que cada pessoa se vestia como seu personagem preferido. Para a minha surpresa, os convidados se dividiram basicamente em dois grupos: aqueles que aproveitaram a oportunidade para se fantasiar como seu personagem mais amado na infância e aqueles que ousaram mais e se inspiraram em personagens reais, que marcaram a história. Foi incrível”, relata Paula Moreira Fernan, de 45 anos.

Fuga do estresse
Trabalho, família, vida amorosa... Muitas preocupações rondam a cabeça de uma mulher de 40 anos. Qual o melhor jeito então de comemorar o aniversário? Tirando um dia de folga da correria urbana e relaxar em boas companhias. “Reúna as amigas mais próximas para um café da manhã caprichado e sigam para um day spa em um lugar bem bonito e relaxante”, propõe Sarah, ressaltando ainda que, muitos salões de beleza e spas urbanos oferecem pacotes para aniversariantes.  

Relax

50 ANOS são mais que especiais

Cruzeiro com a família
“Quando fiz 50 anos levei toda a minha família para um cruzeiro pela costa brasileira. Nos divertimos muito nos cassinos, restaurantes e boates do navio. No último dia de viagem, meu marido me fez uma surpresa e organizou uma cerimônia de renovação de votos. Casamos novamente na presença das pessoas mais queridas. Foi inesquecível”, compartilha Marli Rosendo, de 54 anos.

Noite de degustação de vinhos e queijos
“Em 2013, uma cliente me procurou para planejar uma festa íntima para comemorar seus 50 anos. Como ela e os amigos sempre se reuniam para jantar e beber, organizamos uma degustação de vinhos e queijos no jardim da casa da família”, relata a party planner Patrícia. A área externa da propriedade recebeu ainda uma decoração elegante, com muitas rosas e lírios.

Almoço em família
“Meus filhos organizaram um almoço especial para comemorar meus 50 anos e me surpreenderam ao servir apenas receitas típicas da minha família. A lasanha da minha vó, o cordeiro que meu pai fazia... As melhores receitas do livro da família foram preparadas por meus filhos e netos como forma de homenagear nossas tradições. Significou muito para mim”, emociona-se Maria Aparecida Schumz, de 55 anos.

De volta aos anos 70
“Eu revivi momentos muito divertidos da minha adolescência na minha festa de 50 anos. Como o tema foi anos 1970, minhas amigas entraram no clima e me ajudaram a criar uma decoração e uma seleção musical que combinassem com o período”, declara Inês Ortigaz, de 57 anos.

Celebrando 60 ANOS

Noite de gala
“Quando penso em uma festa de 60 anos, logo me vem à cabeça uma comemoração mais clássica, com boa gastronomia, boa bebida e música. A ocasião merece um jantar mais sofisticado, com serviço à francesa”, diz Sarah Moreira.

Festa que celebre experiências
“Se o objetivo da festa é celebrar a vida, é bacana evidenciar aspectos únicos da aniversariante. Se ela é apaixonada por viagens, por exemplo, o tema da festa pode ser volta ao mundo. Se gosta de música clássica e arte, pode ser um concerto exclusivo com exposição de retratos da família. O importante é traduzir a personalidade da pessoa homenageada”, indica Patrícia Alencar.

Realizar um sonho antigo
“Com a aposentadoria veio a liberdade financeira e profissional para realizar sonhos que me pareceram distantes durante muitos anos. No meu aniversário de 60 anos, eu e mais três amigas viajamos para a Grécia e, de lá, estendemos até a Turquia. Sem trabalho ou filhos pequenos para nos preocupar, pudemos aproveitar o passeio ao máximo”, revela Ester Abdah, de 64 anos.

(Fotos: Getty Images)