Datas Especiais

Amigos para o que der e vier

Comemore o Dia do Amigo com a inspiração das parcerias mais fortes e divertidas dos filmes e animações

Amigos para o que der e vier

“Se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”. Essas são palavras do argentino Enrique Ernesto Febbraro, criador do Dia Internacional do Amigo.

Ele acreditava que se o homem conseguiu chegar à Lua, tudo era possível com a amizade. Por isso, enviou milhares de cartas ao mundo todo na data do feito, 20 de julho de 1969, iniciando os esforços para marcar o dia como a celebração da amizade.

Além de estar certíssimo em acreditar que é importante haver uma data para celebrarmos nossos amigos e lembra-los o quanto são importantes, Febbraro também acertou em dizer que a amizade torna tudo mais realizável. Afinal, qualquer situação difícil pode ser superada com uma pequena ajudinha dos amigos. E os nossos filmes favoritos estão aí para mostrar que isso é a mais pura verdade.

Ou você acha que Marlin teria encontrado Nemo sem Dori ao seu lado ou a Branca de Neve teria sobrevivido sem seus sete companheiros diminutos?

Confira aqui uma lista das duplas, trios e grupos de amigos mais incríveis da Disney e Pixar e inspire-se neles para fazer uma homenagem aos seus amigos mais queridos!

 Woody e Buzz

O boneco cowboy Woody não foi muito com a cara de Buzz Lightyear logo que se conheceram. Foi preciso que os dois tivessem de enfrentar um perrengue e fugir da casa do maluco Sid para se conhecerem melhor e tornarem-se os melhores amigos. Mas depois disso, ninguém mais conseguiria separar a dupla dinâmica! 

Mike e Sulley

Eles dividem o apê e são a melhor dupla de funcionários da Monstros S.A. Fazem tudo juntos e, unidos, encaram as encrencas em que se metem. A forte amizade dos dois monstros tem história: começou na faculdade, com uma rivalidade entre eles, que foram expulsos logo no início do curso. Para recuperarem seus lugares, foi necessário que se unissem – história contada em Universidade Monstros. Depois disso, nunca mais se separaram. 

Relâmpago McQueen e Mate

O bom de uma verdadeira amizade é que ela traz o que há de melhor em cada um. O veloz carro de corrida Relâmpago McQueen não tinha nada a ver com o simplório reboque Mate quando se conheceram. Mesmo assim, os dois acabaram se tornando amigos e cada um ganhou um pouquinho do que havia de melhor no outro. McQueen deixou de ser tão egoísta e aprendeu a ajudar os outros, enquanto Mate ganhou um pouco da força de seu amigo. 

Aladdin e o Gênio

Ganhar magicamente o direito de ter três desejos realizados é maravilhoso. Mas mais incrível ainda é abrir mão de um deles para dar a liberdade a um amigo. Só se for um grande parceiro mesmo, não é? E foi isso que Aladdin fez pelo Gênio. Além de amigões, são uma das duplas mais divertidas dos filmes. E ainda contam com o macaquinho Abu tornando a parceira mais forte e engraçada!  

Mickey, Pateta e Donald

Este trio tem história, muita história. Juntos há quase 80 anos, eles já foram companheiros de negócios, de confusões e de aventuras. Cada um tem sua vida, mas sempre que se unem o resultado é diversão. E o melhor é se complementam: Mickey é a calma que falta ao esquentado Donald, que é a razão que falta ao atrapalhado Pateta, que traz todo o bom humor ao trio! 

Lilo e Stitch

Dizem que os amigos são a família que nós escolhemos. Lilo e Stitch estão aí para provar isso. Ele é um perigoso experimento alienígena fugitivo da polícia intergaláctica e ela é uma adorável órfã criada pela irmã. E por mais que a amizade dos dois parecesse improvável, ela acontece e dá supercerto, unindo a dupla e outros amigos em uma grande família que faz de tudo para continuar unida. 

Dori e Marlin

Todo mundo tem aquele amigo mais atrapalhado, esquecido, que torna as situações sempre engraçadas – ou complicadas. Essa é Dori para Marlin. E apesar do seu jeito maluquinho, a peixinha esquecida é essencial para o companheiro na busca por seu filho desaparecido. Afinal, mais do que as habilidades de um grande amigo, o importante mesmo é que ele seja fiel e presente nas horas das necessidades. 

Timão e Pumba

Os bons momentos da vida ficam ainda melhores quando são vividos na companhia de um amigo. E é com essa lógica que a dupla Timão e Pumba segue seu estilo de vida. Despreocupados e felizes, os dois vivem juntos pela selva, sempre em busca da vida mais gostosa possível. Quem não quer uma amizade assim, totalmente livre de problemas? Até Simba se encantou pela dupla, que acabou virando trio. Hakuna Matata! 

Ariel, Sebastião e Linguado

Amigo que é amigo apoia você até mesmo nas maiores loucuras. E foi isso que Sebastião e Linguado fizeram quando a pequena sereia decidiu dar sua voz para a bruxa Úrsula e tornar-se humana. Mesmo que relutantes e tentando protegê-la da reação de seu pai, os dois continuaram ao seu lado na maluquice e ainda a levaram para a superfície quando sua cauda virou um par de pernas. Isso sim é amizade! 

Branca de Neve e os Sete Anões

Ter uma turma de amigos é a melhor coisa que há. Um grupo unido, além de se divertir muito, sempre pode se ajudar de todas as formas imagináveis. É assim que funciona a amizade entre a Branca de Neve e os Sete Anões. Além de compartilharem os momentos de curtição, a turma sempre se ajuda, seja nas tarefas domésticas, seja na hora de proteger a princesa da perseguição da bruxa. 

Mogli , Balu e Baguera

Sabe o que é mais difícil do que ser um amigo presente? Deixar seu amigo partir quando isso é o melhor para ele. E assim o urso Balu e a pantera Baguera provam sua amizade com Mogli. Depois de passarem por altas aventuras para salvá-lo, os dois aceitam que viver entre os humanos é a melhor opção para o menino lobo e observam tranquilamente sua partida.

(Foto e vídeos: Acervo Disney)