Datas Especiais

Bem-vindo, outono! Roteiro para aproveitar o melhor da estação

A temporada de transição entre o calor e o frio já está aí e (também) é um momento perfeito para você se cuidar e explorar a temporada amena

Bem-vindo, outono! Roteiro para aproveitar o melhor da estação

Após meses de calor e sol forte, março recebe a nova estação de braços abertos: o outono! 

O período, que nos prepara para os meses mais frios do ano, pode ser aproveitado de diversas formas, tanto sozinha quanto com a família. Para curtir ao máximo, confira dicas e experimente uma temporada inesquecível.

Beleza em dia

Não aposente o protetor solar durante o outono. Por conta do tempo seco, nossa pele sofre bastante no outono. Algumas mudanças na rotina durante esses meses pode garantir uma pele linda o ano todo.

  • Tratamento: é tempo de hidratação! Pelo clima seco, é necessário hidratar a pele diariamente. A dica é usar óleos de banho no corpo e caprichar no protetor labial. Cuidado também com a temperatura da água: evite banhos muito quentes, já que o calor em excesso compromete a maciez da pele.
  • Cabelo: outono pede mais hidratação e proteção para os fios. Além de reforçar os cuidados, atenção com o uso do secador e chapinha. O calor dos aparelhos resseca os cabelos, por isso o ideal é alternar os dias, deixando os fios descansarem e evitando o famoso frizz.
  • Proteção: embora o sol esteja mais fraco nessa época do ano, os raios ultravioletas continuam a agredir a pele. Sendo assim, é sempre importante manter o filtro solar na bolsa. Confira com seu dermatologista qual produto se adequa melhor ao seu tipo de pele.

 

Alimentação caprichada

Seu cardápio merece atenção o ano todo, mas em cada estação nosso corpo tem necessidades diferentes. Durante o outono estamos mais favoráveis a pegar gripes e resfriados, por exemplo. Algumas adaptações no prato e no copo podem ajudar.

  • Beba mais líquidos: a garrafinha deve continuar ao seu lado durante o outono. Se o friozinho apertar, aposte em chás. Além de hidratarem, as ervas podem ajudar a manter o organismo saudável.
  • Frutas da época: é no outono que o clima fica mais propício para a produção de diversos alimentos. Mamão, abacate e banana são apenas algumas das frutas que têm safra maior durante a estação.
  • Imunidade: basta esfriar para pegar uma gripe? Então reforce a vitamina C no cardápio para garantir um outono com mais saúde. A laranja e a acerola são ricas nesse nutriente. Para ter uma refeição eficiente, aposte também em sopas, que vão superbem com o tempo mais fresco.

 

Explore o turismo

Os meses do outono são considerados baixa temporada e podem ser uma ótima oportunidade para viajar gastando menos. Além de aproveitar os destinos com mais exclusividade, as temperaturas da estação propiciam a visita a roteiros especiais.

  • Jalapão (TO): durante a alta temporada, visitar as dunas do Jalapão pode ser um desafio, já que as temperaturas ficam próximas aos 40 °C. Por conta disso, um dos melhores momentos para viajar para a região é o outono. O clima fica mais ameno, embora ainda quente o suficiente para aproveitar as cachoeiras do parque, e a vegetação, mais verde.
  • Búzios (RJ): muito concorrida durante os meses de calor, a região de Búzios possui 20 praias que podem ser desfrutadas com mais tranquilidade no outono. O calor também dá uma trégua, embora o sol brilhe o ano todo no balneário, deixando a temperatura ideal para passeios marítimos.
  • Gramado (RS): curtir um café delicioso com uma paisagem típica da Serra Gaúcha fica ainda mais perfeito durante o outono. As folhas das árvores ganham aquele tom amarelado típico da estação e deixam Gramado com um charme que lembra as cidades europeias. Um passeio ideal para curtir a dois.

 

Bem-estar sempre

  • Exercícios: com o clima mais seco, os exercícios devem ser feitos em horários em que a poluição atmosférica é menor. A indicação para os que gostam de se movimentar logo pela manhã é começar após às 7h30. Já os que preferem se exercitar à noite, o melhor é esperar até às 20 horas.
  • Tratamento: o outono é um período ideal para abraçar os tratamentos com laser e ácido. Isso porque, durante esses processos, a exposição ao sol deve ser limitada. Claro que o protetor solar continua entrando como um aliado, já que os raios ultravioletas estão sempre em atividade.
  • Cultura: entre no clima do outono com filmes e livros. Com uma boa companhia ou apenas uma xícara de chá, longas como “Outono em Nova York”, com Richard Gere e Winona Ryder, são uma boa pedida.

 

Em dia com a moda

  • Tendência: contrariando o clima cinza da estação, a tendência para esse outono é de muitas estampas, como as geométricas e animal print. As cores, embora mais frias do que as do verão, ainda são vibrantes. Predomina o  vermelho intenso, marrom e amarelo.
  • Modelitos: pela manhã, frio; à tarde, calor. É difícil mesmo se vestir para o outono. Para nos ajudar nessa tarefa, prepare sua munição de acessórios! Echarpes, luvas, gorros... Aposte neles para dar um up no visual e ficar quentinha – ou fresquinha.
  • Botas: você faz parte do grupo que esperou ansiosamente o fim do verão só para poder investir nos looks com botas? Sua espera realmente acabou, pois elas voltam com tudo! Os botins – cano baixo – e os mocassin também são aliados do visual de outono.