Datas Especiais

Convites com o estilo dos noivos

Um casamento perfeito começa com a escolha adequada dos convites

Convites com o estilo dos noivos

São tantas as preocupações de uma noiva que planeja ansiosamente o grande dia, com inúmeros detalhes a serem acertados e opções tão variadas no mercado que até as mulheres mais organizadas acabam ficando louquinhas.
 
Quando o assunto é convite, as coisas não ficam mais fáceis. São diversas possibilidades de papéis, fontes, cores e estampas. “E não para de surgir novidade”, conta Nathália Tierch, gerente comercial da Dom Bosco, loja especializada em design de papel.
 
Nathália comenta que os convites, geralmente, são escolhidos ainda no início de toda a organização, antes mesmo de eleger a decoração da festa, por exemplo. 

“Ele não precisa combinar com a festa, mas é legal estar em sintonia. Se o seu casamento é na fazenda, pode optar por algo mais rústico. Se a personalidade do casal é mais descolada, é interessante pensar em opções de convites mais moderninhas”, aconselha.
 
A seguir, confira as principais tendências para convites de casamentos.

(Fotos: Getty Images e Divulgação)

1
Influência americana
Nos Estados Unidos, a moda é adotar estampas e uma fonte (o estilo da letra empregada no convite) mais limpa, nada muito rebuscado. Por aqui, a tendência também pegou, principalmente entre os casais mais românticos, que querem inovar um pouco, mas sem sair do estilo clássico. Ideal para cerimônias mais íntimas, sem tantos convidados.
2
Brasões
Eles voltaram com força! Apesar de as lojas já terem alguns modelos à disposição, é legal quando os noivos personalizam os brasões, dando um contexto simbólico. “Um casal criou um brasão com um símbolo do infinito formado pelas letras iniciais de seu nome”, exemplifica Nathália.
3
Rústico-chique
É ideia interessante para casamentos realizados na praia ou na fazenda. Aposte em uma decoração minimalista e papéis e tecidos com carinha de sustentável.
4
Moderno
Entre os principais pedidos dos noivos descolados estão os convites cortados a laser. O da foto, por exemplo, é em formato de coração e foge do tradicional até mesmo na escrita. “Eles colocaram apenas os nomes dos noivos, sem aquela coisa de os pais convidam para o casamento”, explica a especialista.
5
Clássico
Para quem não abre mão da tradição, detalhes em ouro amarelo ou ouro rosé estão em alta. O efeito pode ser usado na fonte, numa borda especial ou até mesmo no forro do envelope.
6
Lacres especiais
Depois que a Kate Middleton arrematou o envelope do convite de seu casamento com o príncipe William com lacre de cera, a moda se espalhou pelo mundo. Para quem quer algo mais personalizado, aposte em lacre de metal que dá ares mais modernos.
7
Envelope-clutch
Uma ideia de envelope especial para os convites das madrinhas e dos padrinhos é o formato de uma bolsa de mão ou pasta com couro ecológico. “Para quem o céu é limite, pode fazer isso para todos os convidados. Eles adoram a lembrança!”, comenta Nathália.
8
Apelo fashion
A Rives, empresa francesa especialista na fabricação de papéis refinados, tem apostado na criação de texturas que lembram o mercado de moda. Por aqui, o papel que faz referência à bolsa ícone da Chanel 2.55 tem feito a cabeça das noivas antenadas em moda.