Datas Especiais

Dia das Crianças: o melhor presente ainda é a sua companhia!

Por Samantha Shiraishi
@maecomfilhos

Convido sua família a fazer as atividades que listei no post e depois fechar com chave de ouro, tomando sorvete ao sol, cansados, suados e felizes

Dia das Crianças: o melhor presente ainda é a sua companhia!

Brincar, sonhar, contas histórias, nada mais é do que conversar com a nossa imaginação e permitir-se viajar sem rumo, destino e direção, esvaziando a nossa mente e nos despindo dos grilhões que muitas vezes apertam nossas pernas. Afinal, quando nos tornamos adultos muitas vezes deixamos de nos permitir e bloqueamos nossos olhos e coração de criança.

Vale começar se perguntando: o que as crianças realmente gostam de fazer?

Se parar para pensar, aposto que descobrirá um mundo além das telinhas - nada contra elas, gente, eu sou superconectada, mas sei que até elas são mais legais quando pais e filhos compatilham os momentos e as descobertas, vivenciando-as juntos.

Ficamos procurando os melhores programas - eu mesma indico alguns superlegais, como o Telefone da Disney e Star Wars Rebel Weekend -, mas o grande valor é vivenciar esses momentos especiais em família.

No caso dos filhos pequenos, a resposta à pergunta acima possivelmente será algo ligado aos hábitos simples.

Morando em cidades grandes como São Paulo ou no interior, a verdade é que não existem desculpas para deixar para amanhã a felicidade que pode ser vivida hoje com as crianças.

A falta de tempo, falta de espaço, de condições econômicas, de brinquedo, nada impede a conviência saudável. O brincar vai além de tudo isso e pode acontecer entre quatro paredes ou no meio de um grande jardim, em qualquer parte do Planeta!

Aproveite este momento e permita-se, sonhe, conte histórias e brinque com seus pequenos. Faça da sua companhia o melhor presente deste final de semana de Dia das Crianças - e para fazer desta experiência um compromisso para todos os dias de folga!

Do que brincar? 

Li uma pesquisa que apontava 10 atividades favoritas de crianças europeias no verão. Somos diferentes em muitas coisas, por isso extrai de lá 5 atividades que foram as favoritas da turminha daqui de casa por toda infância e que, aposto, estarão no Top 10 da pequena Manu em breve!

(Foto: Arquivo pessoal)

Atividades favoritas das crianças:
1
Brincar no parquinho ou no jardim
Tem coisa mais fácil do que levar os pequenos no playground do prédio, pracinha do bairro ou no jardim de casa para brincar livremente? Basta boa vontade, um pouco do seu tempo e um clima favorável. Aposto que as crianças não querer voltar para dentro de casa!
2
Jogar bola livremente (sem o peso de resultados)
Brincar de bola é recomendado, desde a mais tenra infância (até os bebês amam bolas!) e estimula o corpo e a mente, pois a criança aprende até conceitos de física com as trajetórias da redonda. Mas não vale cobrar resultados e transformar a brincadeira em esporte de alta competitividade, tá?
3
Montar uma cabana no sofá ou com as cadeiras da sala ou cozinha
O clima não ajuda ou a brincadeira tem que ser dentro de casa? Fácil: monte uma cabana debaixo da mesa, sob as almofadas do sofá ou com cadeiras. Cubra com uma toalha de mesa grande ou com um cobertor e a diversão está garantida!
4
Andar de bicicleta, patins ou skate
Sou fã de bicicleta, não nego. Ver o mundo sem janelas, livremente, faz um bem enorme à alma e os bebês perto de um ano já podem começar a passear nas cadeirinhas com os pais ou nos seus próprios triciclos. Os maiores podem curtir patins ou skates e descobrir o prazer de estar sobre rodinhas!
5
Brincar de esconde-esconde
Esta deve ser a primeira e a mais divertida brincadeira que o ser humano faz. Bem cedo os bebês já se encantam e riem com o "cadê-achou" e até os pré-adolescentes se divertem com uma turma animada brincando de esconde-esconde!