Datas Especiais

Dia dos Namorados: sugestões de comidinhas românticas em casa

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Fuja da lotação dos restaurantes este ano e prepare em casa a comidinha na noite dos namorados. Deixo sugestões de cardápio e a receita do mousse de chocolate mais fácil e deliciosa do planeta

Dia dos Namorados: sugestões de comidinhas românticas em casa

Por conta da abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, o Dia dos Namorados no Brasil ficará estranho. Apesar de o jogo Brasil e Croácia ser em um horário cedo, às 17h, o ânimo do casal (ou metade dele) para sair e enfrentar um restaurante lotado pode não ser lá essas coisas.

Que tal evitar esse ambiente nada romântico e preparar em casa algumas comidinhas?

Por conta da estreia da seleção brasileira no mundial, esse ano tá valendo até antecipar a comemoração e fazer o jantar um dia antes. Ou ainda atrasar o namorico e deixar para o dia seguinte. Só não vale passar em branco!

Aproveite para preparar uma mesa romântica, porém, simples. Combine com alguém para ficar com os filhos - ou coloque a criançada para dormir mais cedo -, vista uma roupa bonita, passe perfume nos pulsos, atrás da orelha e encha a casa de aromas deliciosos, vindos da cozinha.

Vamos às sugestões

Começando pela mesa:

  • Se não puder estrear uma nova toalha de mesa, escolha um jogo americano que tenha usado poucas vezes para dar uma mudada na roupagem da sala de jantar.
  • Recorra aos souplats para deixar a mesa mais organizada. Não tem souplat? Sem problemas! Coloque o prato de sobremesa sobre o prato principal para servir a entrada e a salada, caso tenha salada.
  • Compre uma flor. Pode ser até aquelas que são vendidas no supermercado. Eu acho as margaridinhas românticas e charmosas, além de exalarem um discreto perfume. Coloque as margaridas em garrafinhas pequenas e baixas ou em xícaras. Duas, no centro da mesa, são suficientes!
  • Misture tipos de copos. Não se apegue nem se atenha a um tipo apenas. Se você prefere vinho, e ele cerveja, sem problemas! O mais importante é ter copo na mesa para brindar ao amor!

 

O que servir?

Entrada 1: que tal começar por um sopa? Neste texto há seis sugestões de sopas super fáceis e práticas de serem feitas. Algumas podem ser feitas um dia antes, inclusive. A de cebola, que fica cerca de duas horas apurando, é encoberta por uma massa folhada que deixa a receita um charme. Vale a pena tentar! 

Entrada 2: uma sugestão bem diferente, porém, muito fácil e deliciosa de fazer: flan de aspargos. A receita tem 7 ingredientes e quatro passos. Fica pronta em 20 minutos e passa 30 minutos no forno. Aproveita a ocasião para comer um delicioso aspargo.

Prato principal 1: Que tal aproveitar o forno ligado para assar o flan de aspargo e colocar junto o bolo de carne moída preferido do Vinicius de Moraes? Uma receita mega fácil e que pode render os jantares dos dias seguintes. Acompanhado de um delicioso arroz branco, dispensa até a salada.

Prato Principal 2: Para mim, o prato que simboliza o Dia dos Namorados é o risoto. Nem sei muito bem a razão, mas é tão Dia dos Namorados! Risoto é prato romântico. Talvez seja esse o motivo. E a receita de risoto de abobrinha é boa, simples, rápida, deliciosa e mais ou menos leve. Uma boa aposta.

Sobremesa: Deixo UMA sugestão - e receita na galeria abaixo - que combina tanto com a carne do Vinicius de Moraes quanto com o risoto: é o mousse de chocolate. Aliás, não é um mousse de chocolate qualquer. É a mais fácil, rápida e deliciosa do planeta. E não leva açúcar. Você precisa fazer essa receita, que está no meu livro favorito: Dieta Italiana, do Gino D'Campo. 

Beijos,

E que o seu dia dos namorados seja deliciosamente bom, generosamente romântico e substanciosamente feliz!

Patricia

 

(Foto: Arquivo pessoal)