Datas Especiais

Fazendo bonito como madrinha de casamento

Confira as tendências de 2016 para não faltar inspiração - nem restar dúvidas

Fazendo bonito como madrinha de casamento

Você foi convidada para ser madrinha de casamento e não sabe o que vestir? 

É importante lembrar que, para as madrinhas, os vestidos devem ser mais sofisticados do que os das outras convidadas, além de ser necessário levar em consideração alguns fatores como: o período (dia ou noite), o tom da pele ou pedidos dos noivos.

Basicamente, casamentos de dia pedem figurinos leves, claros e despojados, enquanto à tarde os comprimentos “midi” imperam. “À noite, você pode usar modelos mais extravagantes e de materiais mais luxuosos, com brilho e bordados”, afirma Mariana Rocha, professora do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina.

É preciso ainda atentar-se a algumas regras. "Evitar cores claras demais para não invadir o território da noiva ou o preto, que pode denotar luto, é essencial”, pontua a designer de moda Josiê Alves.

Confira abaixo as tendências para madrinhas de casamento em 2016 e corra para escolher a sua favorita. Mas lembre-se de sempre consultar os noivos – principalmente a noiva! – sobre a sua escolha, ok?

Fendas e decotes

Entre as novidades para madrinhas de casamento, segundo Josiê Alves, “a sensualidade fica por conta dos decotes nas costas, além das fendas e recortes em lugares inusitados”.

A professora de moda da Faculdade Santa Marcelina, no entanto, lembra que, em casamentos, os decotes, tanto frontais como das costas, devem ser delicados e as fendas podem aparecer, mas também com parcimônia. Fique ligada!

Rendas

Outra tendência (que permanece nos looks há algum tempo!) é a renda. Por ser um tecido delicado e elegante, ela é excelente para os mais diversos horários e ambientes de casamento.

Mas quando usada em casamentos durante o dia, é preciso tomar cuidado para não exagerar – evite bordados e cores pesadas.

Para casamentos na praia e no campo, aproveite a onda de tecidos e trabalhos artesanais. “A renda Renascença é ótima opção”, comenta Mariana Rocha.

As cores da vez

Segundo a professora, as cores em alta no verão são o azul e o rosa bebê, enquanto para o inverno 2016 as tonalidades vivas virão com força – como o vermelho intenso e o verde esmeralda.

“Em ocasiões mais arrojadas, os metalizados podem ser usados, sendo o alumínio o metal do momento”, comenta Mariana.

Saias com volume

As saias com volume chegam com força como tendência para madrinhas de casamento, seja em duas peças ou em vestido.

“Se você tem uma cinturinha de pilão, esse tipo de vestido é ideal, pois marca a cintura logo após o busto, na parte mais fina do corpo, deixando-o mais curvilíneo e, ao mesmo tempo, disfarçando uma possível barriguinha”, explica Josiê Alves.

Estampados para todos os gostos

Os estampados florais também são boas opções. “Dê preferência para estampas suaves e não muito marcantes, embora as opções mais exóticas, geométricas e étnicas podem ter o seu lugar se combinarem com o estilo do casamento”, complementa Mariana.

Transparências, sim ou não?

Essa é outra tendência para as madrinhas corajosas e ousadas, que sabem usar e combinar perfeitamente transparências em seus looks. “Longe de serem recatadas ou discretas, as transparências podem ser sofisticadas, sem serem vulgares”, pontua Josiê.

Mangas e capas

Você pode não gostar, mas os desfiles de moda têm mostrado uma forte tendência para capas em vestidos. “São capas longas e dramáticas ou capas curtas, geométricas e modernas”, exemplifica a professora Mariana Rocha.

Além disso, para casamentos, as mangas são destaque, podendo ser compridas ou curtas e tendo desenhos e volumes variados, introduzindo bastante arrojo ao traje.

(Fotos: Adriana Barra [2 e 5], Bo.Bô [1 e 7], Carolina Herrera [6 e 8], Daslu [4], Patricia Bonaldi [3]/ Divulgação)