Datas Especiais

Fica, vai ter bolo!

Como acertar na escolha do principal quitute de uma festa de aniversário

Fica, vai ter bolo!

Não dá para negar... Quem faz anos e decide organizar uma comemoração sabe que vai dividir parte das atenções com outra estrela: o (quase sempre delicioso) bolo de aniversário.

Mas seja em uma festa de criança ou uma simples confraternização entre amigos, sempre bate aquela dúvida sobre qual sabor escolher, se vale a pena arriscar uma decoração mais ousada e, ainda, como turbinar os acompanhamentos do beijinho e do brigadeiro.

Quer acabar com todos esses questionamentos e fugir do lugar comum na sua próxima festa?

Então, confira as dicas da Mara Mello, chef especializada em bolos e doces finos e responsável pela pâtisserie que o leva seu nome, e da Bia Forte, proprietária da Brigadeiro Doceria & Café. Depois, é só colocar a mão na massa!

Pré-avaliação: decidindo o seu tipo de bolo

Obviamente, o primeiro ponto a ser levado em consideração é o gosto do aniversariante. Afinal, a comemoração é dele. Além disso, deve-se avaliar o estilo da festa, por exemplo, a quantidade de crianças presentes, a formalidade da comemoração e outros detalhes. Veja algumas sugestões abaixo:

Festa de criança

A dica é apostar nos sabores clássicos e simples, como chocolate ao leite e brigadeiro, que costumam agradar ao paladar infantil. “Também vale caprichar na decoração e produzir algo bem colorido. Mas dispense a pasta americana, pois as crianças geralmente não gostam”, recomenda Mara Mello.

Festa de adolescente

No geral, seguem-se as mesmas indicações feitas para as crianças. Entretanto, se quiser conferir um toque mais elaborado, misture frutas à composição. Chocolate com frutas vermelhas e baunilha com morango costumam agradar tanto os mais novos, quanto os mais crescidinhos.

Festa de 15 anos

“Esse tipo de comemoração pede algo mais imponente quanto à decoração. Então, os bolos de pasta americana são as vedetes da vez”, afirma Mara.

A especialista Bia Forte também destaca a questão do armazenamento. “Se o bolo ficará exposto desde o começo da festa, melhor evitar os de frutas”, recomenda. Os clássicos brigadeiro e doce de leite são ótimas opções, podendo ser mantidos por mais tempo fora da geladeira.

Festa de adulto

Para os mais velhos, o anfitrião pode apostar em combinações diferentes e um tanto exóticas. “As frutas ou os cremes cítricos costumam ser leves, conferindo um sabor mais suave e menos doce”, afirma a chef Mara Mello.

De olho na temperatura

Nem todas as pessoas levam isso em consideração, mas avaliar se o dia da comemoração estará mais quente ou frio é um fator importantíssimo na hora de decidir o sabor da iguaria.

Dias de baixa temperatura pedem bolos mais densos, um de chocolate, por exemplo, como este aqui, ou de nozes. Já no calor, os recheios de frutas são os mais adequados, por serem refrescantes.

Naked cake, o queridinho do momento

O nome já diz tudo: o naked cake é um bolo “pelado”. Ou seja, como não leva cobertura, é possível visualizar todas as suas camadas. Apesar de parecer elaborado, é simples de ser feito.

“Ele é prático, não demanda uma técnica refinada para montagem e traz várias possibilidades de recheio”, explica a chef Mara Mello. Para garantir a leveza, aposte em um sabor como o de chocolate com frutas vermelhas.

Fugindo à regra

Uma alternativa ao formato tradicional são os amados – e deliciosos – cupcakes. Os bolinhos ganham em praticidade, principalmente ao substituírem os modelos de vários andares. Além disso, dispensam o uso de pratos e talheres.

“Outra opção prática e menos americanizada é o bolo gelado de coco, que vem em pedaços embrulhados em papel-alumínio”, lembra Bia Forte. É um dos preferidos da garotada!

(Fotos: Getty Images, Mara Mello, All About Cakes e Mariana Santobem/ Divulgação)