Datas Especiais

Looks de Carnaval sem gastar nada (ou quase nada)

A festa está aí e a grana, curta? Confira ideias de fantasias improvisadas para cair na folia

Looks de Carnaval sem gastar nada (ou quase nada)

Deu vontade de ir para a rua curtir o Carnaval, mas não tem nenhuma fantasia no guarda-roupa? Tudo bem. Dá para montar adereços bonitos (para você e para as crianças) com o que já tem em casa. Basta olhar com mais carinho para as peças do dia a dia e apostar em acessórios divertidos.

Para não errar, tente montar fantasias clássicas, fáceis de identificar. “As princesas Disney nunca saem de moda. Elsa e Anna, do filme 'Frozen – Uma Aventura Congelante', estouraram no Carnaval passado e continuam a ser sucesso garantido em 2016. Para os meninos, os heróis são eternos sucessos, mas pirata e palhaço se perpetuam pelos carnavais”, lista a estilista Viviane Pinheiro, da grife Super Cariocas.

Para ela, a folia não é tempo de visuais comedidos. “No Carnaval vale um pouquinho de exagero. A maquiagem pode ser caprichada, com cores fortes, purpurina e cílios postiços. No cabelo, vale usar acessórios que complementem o visual da fantasia, como tiaras, flores, penas, brilhos, chapéus e até turbantes”, sugere Viviane.

A seguir, algumas ideias e dicas para você descolar uma fantasia caprichada, sem muito trabalho!

Hippie

"A fantasia de hippie (foto acima) é uma das mais simples de montar. Praticamente toda mulher tem no guarda-roupa uma blusa ou vestido com estampa inspirada nos looks dos anos 1970. Depois é só incluir alguns acessórios, como colares longos, headbands, óculos escuros e mix de pulseiras”, sugere a consultora de estilo Nana Rico. Ela aconselha ainda que o cabelo seja mantido solto e texturizado com bastante volume e ondas. “A maquiagem deve ser leve. Nos olhos, uma sombra clara e máscara para cílios. Nos lábios, aconselho o uso de um batom nude com efeito mate”, sugere.

Malévola

A saia de tule é um coringa na produção de fantasias econômicas. Usada com um short, ela é leve e dá um toque alegre e feminino ao visual. A confecção é simples: em uma fita de cetim, amarre pedaços de tule colorido. Intercalando retalhos de cores diferentes, o efeito fica ainda mais bonito. Os acessórios escolhidos dão a personalidade à fantasia, indicada tanto para crianças como adultos. Neste look, sugerido por Viviane Pinheiro, um enfeite de cabeça feito de papel dá ares de Malévola ao visual (o passo a passo para fazê-lo em casa está aqui).

Camiseta customizada

Não tem uma camiseta com estampa divertida para compor a fantasia? Tudo bem! Com retalhos de feltro e cola para tecido é possível transformar uma camiseta básica em uma peça exclusiva. Botões, pedrinhas e outros aviamentos podem ser usados para fazer os detalhes da estampa, na manga, no decote, na barra... Se quiser ousar, mãos na tesoura para cortar a camiseta. Vale aumentar ou mudar o decote, encurtar o comprimento, eliminar as mangas ou fazer recortes nas costas. Abuse da criatividade!

Batgirl

Preferidas das crianças, as fantasias de heróis são opções fáceis para as mães improvisarem. Cole retalhos de tecido em um maiô antigo para transformá-lo no uniforme da heroína. Quem tem mais habilidade para costurar pode ainda preparar uma capa e uma máscara para arrematar o visual, além de munhequeira combinando com o conjunto. Para as meninas, o ideal é apostar em penteados frescos que permitam brincar à vontade, como tranças, rabos de cavalo bem altos ou maria-chiquinhas.

Gatinho

Festas noturnas pedem um visual mais sensual. Combine um vestido soltinho e leve (preto, de preferência) com uma máscara de animal ou tiara com orelhas, que podem ser feitas em casa com cartolina ou papel-cartão escuro, cobertos por lantejoulas (pregue-as com cola). É simples, mas gracioso! Como os olhos estarão parcialmente cobertos pela máscara, o ideal é transformar os lábios no foco da maquiagem. Um batom vermelho cai bem. No quesito penteado, prefira as opções que deixam os fios soltos, para esconder o elástico da máscara.

Rainha de Copas

Mais uma vez a saia de tule surge como estrela de uma fantasia. A coroa de papel colada à tiara e o cetro de coração arrematam o look. Para os cabelos, opte por um coque baixo lateral ou semipreso com o comprimento cacheado. Não se esqueça de fazer uma make clean, com olhos marcados com máscara para cílios e delineador. Aplique uma boa camada de base sobre os lábios para cobrir o traçado original da boca. Com um batom, desenhe um pequeno coração vermelho sobre os lábios e pronto!

Diabinha

Aquele vestidinho vermelho pode ser útil para montar uma fantasia improvisada de diabinha. Mais uma vez o truque está na escolha dos acessórios. Com papel ou retalhos de tecido, é possível transformar uma tiara simples em um par de chifres - você pode usar papel-cartão recortado para montar o adereço. Os chifrinhos também podem ser decorados com paetês e lantejoulas ou pequenas plumas. Um penteado semipreso, com volume no topo da cabeça, dá mais charme ao visual. “Para esse tipo de fantasia, é melhor apostar em make mais clean, pois o traje já é sensual. Recomendo uma sombra clara e um batom cobre cremoso”, pontua Nana Rico.

(Fotos: Getty Images [hippie] e Viviane Pinheiro [Malévola, Batgirl e Rainha de Copas]/ Divulgação)