Comportamento

5 dicas para arrasar na volta às aulas

Por Karen Bachini

As crianças vão para a escola ou é você quem vai estudar? Confira as dicas e organize-se para um ano letivo cheio de inspiração!

5 dicas para arrasar na volta às aulas

Alguns colégios já começaram suas aulas, enquanto cursos e outras atividades complementares esperaram o Carnaval passar para dar inicio às atividades. Independente de qual dos dois cenários seja o seu, sinceramente acho que a coisa só começa para valer agora, né?

Eu sempre fiquei meio dividida quando era comigo, porque gostava da rotina de ir às aulas e sair de casa, ver meus colegas e ter coisas para fazer. Mas, ao mesmo tempo, parece que é tão difícil começar o ano letivo depois das tão sonhadas férias, né? Falta animação.

A verdade é que não precisa ser assim, nem com a gente e muito menos com as crianças! Quer saber como voltar às aulas com o pé direito e muita inspiração? Confira a lista abaixo.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para começar bem o ano letivo
1
Envolva
Por mais que economizar seja a palavra de ordem, é importante envolver todo mundo na compra do material escolar. Pode ser difícil no caso das crianças, que querem tudo, mas esse processo faz com que valorizem os itens comprados e entendam que eles não são baratos. Uma dica é estipular um valor que pode ser gasto na compra do material, assim elas conseguem identificar as prioridades.
2
Programe
Geralmente os primeiros dias de aula são tranquilos e, por causa disso, não nos programamos tanto, deixamos as coisas acontecerem. O problema de fazer isso é que, quando as coisas começam a ficar mais corridas, ainda não desenvolvemos um método para programar a rotina. Por isso, o ideal é se organizar e manter a agenda atualizada desde o primeiro dia de aula!
3
Visualize
São muitas atividades para um curto intervalo de tempo? Visualize as suas tarefas! Eu sempre fui uma pessoa organizada, mas desde que comecei a fazer a minha agenda em um lugar visível, tudo passou a funcionar melhor. Você pode ter um quadro de tarefas ou até mesmo lembretes organizados na porta da geladeira. Descubra o que funciona melhor para você!
4
Ritualize
Eu acho que muitas vezes associamos as aulas a algo chato por causa de todo o processo da preparação, então a minha dica é tentar fazer um ritual mais agradável para esse momento do dia - isso funciona muito com crianças. Seja pontual, faça tudo com calma, prepare uma refeição especial e valorize todos os momentos que fazem parte da rotina escolar. Com tudo em ordem e sem ninguém acordar atrasado, é mais gostoso estudar.
5
Mentalize
Geralmente só conseguimos juntar dinheiro quando temos uma viagem em mente ou uma grande realização que nos deixe realmente felizes no futuro. A mesma coisa vale para os estudos! Nem sempre temos bons dias e, às vezes, realmente existem motivos para que o estudo se torne um pouco desagradável, pois problemas sempre existirão. Mas apesar disso, é importante focar no bem maior. Você com certeza vai se sentir muito bem quando se formar e as crianças geralmente ficam felizes só de imaginar que um dia não precisarão mais acordar cedo para ir à aula, ou que poderão exercer suas profissões dos sonhos. Motivação é tudo!