Comportamento

8 motivos para as mulheres irem juntas ao banheiro

Hábito cultivado desde os tempos de escola passa de geração para geração e é respaldado por diversas razões. Será que você já se viu em algum deles?

8 motivos para as mulheres irem juntas ao banheiro

Você já parou para pensar por que você (e a maioria das mulheres) vão juntas ao banheiro?

Esse curioso hábito feminino costuma ser cultivado desde a infância e acaba se estendendo pelas demais fases da vida (e até pelas gerações) de forma bastante natural.

Mas por que será que isso acontece? Para a psicóloga comportamental Leticia de Oliveira, trata-se de uma questão cultural.

“As mulheres são desde cedo mais estimuladas a falar de sentimentos e também a se compararem com outras mulheres. Esse estímulo não acontece no universo masculino. Homens normalmente falam de assuntos pouco pessoais e têm até mais preconceitos quando o tema é ir ao banheiro com o amigo”, avalia.

A explicação de Leticia faz ainda mais sentido quando perguntamos para a mulherada o que, afinal, elas tanto fazem juntas no banheiro.

Confira algumas das respostas e veja se você se encaixa em alguma dessas situações. Se não, conte para gente qual motivo faz você ir ao banheiro junto com as amigas.

(Foto: Getty Images)

1
Fofocar
A fofoca é o número 1 entre os motivos que levam as mulheres a irem juntas ao banheiro. Muitos dos assuntos que acabam surgindo na mesa do bar não podem ser externados, dependendo das pessoas que estão na turma. Por isso, o banheiro é o refúgio ideal para a troca de segredos e comentários que não pegariam bem na frente de todo mundo. “O banheiro também funciona como um confessionário”, resume a consultora de Business Intelligence, Priscila Vessoni, de 24 anos.
2
Checar o look
Poucas mulheres resistem passar a noite toda sem dar ao menos uma olhada no espelho para checar a produção e saber se está tudo bem. Logo, reunir a panelinha no banheiro funciona também para fazer uma consultoria de moda entre amigas, que ajudam umas às outras a dar um tapa no visual para se sentirem bonitas a noite inteira.
3
Comentar a roupa de outras mulheres
Não tem jeito: a maioria das mulheres repara mesmo no que as outras estão vestindo. Assim, um dos assuntos recorrentes na paradinha básica para ir ao banheiro é fazer comentários, positivos e negativos, sobre o look de outras mulheres que estão no bar ou na balada. A designer Talita Mendes, de 30 anos, admite: “Vamos ao banheiro também para falar mal da mulherada que vai brega para a balada".
4
Retocar a make
Por melhor que sejam os produtos, não há maquiagem que resista a uma noite inteira de curtição sem pelo menos um pit stop básico para o retoque. Outro motivo que leva as mulheres a irem juntas ao banheiro é dar um tapa na make e compartilhar dicas e produtos umas com as outras. “Vamos juntas ao banheiro para dividir não só a fofoca, mas também o batom”, comenta a assistente social Nídia Zacarias, de 44 anos.
5
Segurar a porta
Não está fácil para ninguém! A mulherada que frequenta a noite sabe bem que banheiro de bar, show e balada nem sempre merecem nota 10. Por isso, Priscila lembra que ter uma amiga por perto para segurar a porta sem trinco é uma ótima ideia!
6
Falar sobre homens
Eles não poderiam ficar de fora dessa lista. Falar sobre os "boys magia", presentes ou ausentes, é tópico quase obrigatório na pauta das mulheres que vão juntas ao banheiro. Sondar sobre os solteiros da turma, comentar sobre o bonitão da mesa do lado, compartilhar histórias amorosas e até combinar quem vai ficar com quem também são temas quentes no banheiro feminino, como destaca Talita.
7
Falar mal de alguém
Nem tudo são flores no banheiro feminino. Tem mulher que não perdoa e usa o lugar como um QG para descer a lenha em alguém, esteja ou não o(a) dito(a)-cujo(a) nas redondezas, que tenha dado uma comida de bola. Faz parte!
8
Chorar sem precisar descer do salto
Quem já sofreu a dor de uma decepção em público entende bem desse sentimento. A estudante Vanessa Corrêa, de 19 anos, lembra que o banheiro feminino também pode ser a rota de fuga para a mulher que não está conseguindo mais segurar as lágrimas no meio da galera. E quando isso acontece, haja amiga por perto para dar aquela força! “Já vi casos de mulher que foi ao banheiro para chorar na hora que viu o ex ou que começou a tocar uma música que trouxe lembranças que ela não queria reviver”, conta.