Comportamento

Aniversário sem festa é aniversário?

Por Jorge Freire Jr.

Será que realmente é necessário fazer um festa todos os anos para os nossos filhos?

Aniversário sem festa é aniversário?

Meu Padawan faz aniversário no dia 25 de abril. Ele nasceu exatamente no dia do nosso aniversário de casamento. Ou seja, perdemos a nossa data.

Pois bem, fizemos festas todos os anos. No aniversário de um ano foi mais caprichada, mas não deixamos de fazer uma festa bacana nos outros anos.

Esse ano foi diferente. A razão é que não queremos vincular a data mais importante da vida dele a festas e mais festas. 

Ele precisa entender que o dia do seu aniversário é para festejar, sim, mas não precisa ser algo glamouroso.

As coisas hoje em dia estão banalizadas demais.

As festas de aniversários dos Padawans são eventos que gastam milhares de reais e percebemos que os pais estão mais preocupados em mostrar para os outros o que podem fazer do que, de fato, comemorar a data de nascimento dos seus filhos.

Não quero que o meu filho entenda que a data de aniversário é uma data para ele ver vários estranhos lhe dando os parabéns e presentes. Qual a necessidade disso?

Esse ano fizemos um almoço com amigos mais próximos e nossos familiares. Algo simples, sem decorações e notas de R$ 100 voando das nossas carteiras. Algo pequeno, mas feito com muito amor. 

Acredito que assim a data será lembrada sempre. E o mais importante, ensinamos que, para ter o melhor aniversário, basta ter as pessoas que amamos por perto.

(Foto: Arquivo pessoal)