Comportamento

Coisas que quero que minha filha saiba antes dos 7 anos

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Você já parou para pensar no que realmente é importante que seu filho aprenda durante a infância?

Coisas que quero que minha filha saiba antes dos 7 anos

Ah, a infância! Uma fase mágica, da qual todos nós nos lembramos com saudade. Tempo de brincar, de descobrir pequenos pedacinhos do mundo diariamente, das amizades sem segundas intenções, do coração aberto para perceber a alegria presente em cada dia! 

Mas será que nossos filhos estão tendo a oportunidade de vivenciar essa fase como nós fizemos?

Com uma frequência cada vez maior, o que vejo são crianças sem tempo para brincadeiras e com a agenda tão cheia quanto a de seus pais.

Precisam aprender música, inglês, espanhol, programação, xadrez, natação, só para citar alguns exemplos de aulas extracurriculares. Porque, claro, nós, pais, estamos preocupados em lhes proporcionar a melhor formação possível, para que um dia ingressem no mercado de trabalho competitivamente.

Eu confesso que também sinto vontade de apresentar todos esses aprendizados à minha filha desde já, mesmo considerando que ela só tem 5 anos. A sensação que se tem é a de que, se você não fizer isso, é seu filho quem ficará em desvantagem quando chegar à idade adulta.

E que pai ou mãe deseja isso para seu pequeno? Nenhum, eu garanto! Mas quando começo a pensar dessa forma, eu tento me lembrar dessa listinha de coisas que eu considero mais importantes para que uma criança aprenda durante a primeira infância:

1) Quero que minha filha saiba qual é o cheiro da terra molhada e a sensação de tomar um banho de chuva em uma tarde de verão.

2) Quero que ela saiba admirar a beleza do trabalho conjunto e da organização de formigas em um formigueiro.

3) Quero que ela tenha prazer em ouvir histórias e manusear livros, mesmo que ainda não saiba ler.

4) Quero que ela ouça música clássica e consiga dizer: "Puxa, que bonito!".

5) Quero que ela exercite sua imaginação brincando todos os dias de faz de conta, e que possa se imaginar princesa, pirata, fazendeira ou mãe de suas bonecas.

6) Quero que ela se reconheça bonita, sem maquiagem, nem unhas pintadas.

7) Quero que ela descubra que pode brincar do que quiser, escolher a cor que desejar, sem pensar que isso é coisa de menina ou de menino.

8) Quero que ela aprenda que a verdade é sempre o melhor caminho, mesmo que, em seguida, leve uma bronca.

9) Quero que ela saiba que não precisa concordar com tudo o que a amiga sugere, apenas para ter companhia.

10) Quero que ela tenha vontade de ajudar um amigo machucado ou magoado.

11) Quero que ela aprenda a respeitar papai, mamãe, os avós, tios, primos e também o porteiro do prédio, a professora da escola, a vizinha idosa que mora no andar acima.

12) Quero que ela consiga dividir seus brinquedos, mas sabendo se posicionar na hora de dizer: "Agora estou usando esse, você vai ter que esperar eu terminar".

13) Quero que ela tenha prazer em conhecer lugares novos, cidades diferentes. Porque esse bichinho do viajar é a coisa mais deliciosa do mundo quando nos tornamos adultos.

14) Quero que ela saiba que não pode pegar algo que não lhe pertence: seja o pacote de balas no supermercado ou o lápis do estojo do coleguinha.

15) Quero que ela saiba, no fundo do seu coração, que pode contar com sua família! E que será amada para sempre por nós!

 

(Foto: 123RF)