Comportamento

Como trabalhar a ansiedade das crianças

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Seu filho parece sempre ansioso? Veja dicas de como lidar com a situação

Como trabalhar a ansiedade das crianças

Você se lembra da sua infância, e da sensação de olhar um relógio por um minuto? Como aquele tempo parecia interminável, não é verdade? A impressão sobre a passagem do tempo é muito relativa, e, em geral, ele parece estendido quando se é criança. 

Por isso não é difícil encontrar pequenos ansiosos com algo que está por vir - como para eles tudo parece demorar muito a acontecer, acabam ficando aflitos.

Muitas vezes uma criança não sabe se um determinado evento (uma viagem ou uma festa), pelo qual está esperando, será no dia seguinte, ou só depois de um mês. Assim, uma das primeiras dicas para quem tem um filho que manifesta frequentemente ansiedade é ajudá-lo a dimensionar o tempo.

Um exemplo: se seu filho está esperando a ida à casa dos primos no fim de semana, faça um pequeno calendário em uma folha de papel, e, com sua ajuda, vá riscando os dias, até que ele perceba a chegada do que tanto aguardava! Se seu aniversário acontece na primavera, diga para observar o florescimento das árvores! Essas são maneiras palpáveis para seu filho entender que as coisas demoram um determinado tempo para acontecer, seja apenas uma semana, um mês ou um ano inteiro.

Outra dica importante é dar elementos de segurança para o filhote. Porque a ansiedade também está relacionada ao medo de algo indesejável acontecer, ou de algo muito esperado não ocorrer.

Quanto mais seguro seu filho estiver de que dará tudo certo, menos ansioso ele se mostrará, em todas as esferas da vida.

O filhote chora todas as vezes que você se afasta? No tempo em que estiver com ele, mostre o quanto ele é amado e importante para você, e passe a certeza de que você retornará.

Vocês decidiram que o pequeno ganhará um cãozinho no fim do ano? Assegure a ele que não mudará de ideia, mesmo que a data esteja longe.

Por fim, lembre-se da seguinte frase: as crianças são antenas - o que você sentir, ela certamente captará. Se você estiver ansioso, naturalmente seu filho perceberá a sensação de insegurança que paira no ar - pode ser em relação a uma mudança de residência ou familiar. Portanto, trabalhar a própria ansiedade é a melhor forma de criar filhos tranquilos.

(Foto: Getty Images)