Comportamento

A comunicação pela internet, suas vantagens e desafios

Por Helena e Joana Cardoso

Saiba como aproveitar a tecnologia sem perder a educação

A comunicação pela internet, suas vantagens e desafios

Grande parte da nossa comunicação hoje é virtual. Falamos de trabalho por e-mail, marcamos de encontrar nossos amigos por WhatsaApp e até conhecemos novos amores por aplicativo.

A internet facilita a comunicação ao mesmo tempo que complica. Quem nunca foi vítima de uma falha na interpretação do tom de uma conversa ou ironia de um comentário? 

Para que não haja esse tipo de problema, alguns cuidados devem ser tomados na hora de se direcionar a alguém virtualmente.

Uma dica é deixar sempre claro a entonação que gostaria de dar à sua fala. Isso pode ser feito com diferentes tipos de risos, emojis ou outros códigos conhecidos no meio virtual.

Também é importante manter a educação que você se preocuparia em ter presencialmente, mesmo estando à distância. Sempre pergunte se está tudo bem e se despeça adequadamente.

Não vá direto ao assunto sem antes saber se a pessoa está disponível para falar. Por estarmos constantemente conectados, podemos ter a falsa impressão de que todos estão ali a todo momento para nos responder.

Sempre que alguém falar com você, responda. Você dificilmente ignoraria ao vivo e não há por que fazer isso virtualmente, certo?

Respeite horários para mensagens diretamente no celular. Se não for urgente, é melhor optar por um meio menos invasivo. Se tiver pressa, peça desculpas pela hora.

Basicamente, não deixe que seus valores de educação e respeito se percam diante da tecnologia.

Tente usá-la sempre a favor dos bons relacionamentos e costumes.

 Por Joana Cardoso

(Foto: Morguefile)