Comportamento

Desenho de menino ou de menina? Os dois!

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Já parou para pensar que os desenhos animados atuais podem ajudar a construir um mundo de mais igualdade e diálogo?

Desenho de menino ou de menina? Os dois!

Outro dia, enquanto minha filha brincava com o primo da mesma idade, vi que eles conversavam animadamente sobre um desenho animado. “A Corujita é a melhor da turma, porque é muito inteligente”, disse minha pequena Catarina. Gabriel, o primo, discordava: “claro que não, o Menino Gato é o líder, é ele quem resolve os problemas”. Mas ambos concordavam que legal mesmo era ser como o Lagartixo, meio desligado, mas muito sortudo – ele sempre estava no lugar certo, na hora certa!

Depois de alguns minutos, percebi que toda a discussão girava em torno de uma animação do canal Disney Junior, que minha filha (e pelo jeito também o primo) adora. E dessa conversa, eu tirei algo muito bacana: que, diferentemente do que acontecia há algum tempo, hoje temos desenhos que agradam da mesma forma meninos e meninas.

E por que isso é tão legal? Porque eu acredito que o mundo para o qual estamos caminhando, com as mesmas oportunidades para homens e mulheres, começa a ser construído ainda na infância. Enquanto meninos e meninas não falarem a mesma língua, será difícil que se entendam na idade adulta, concordam?

Isso não significa que eles tenham que pensar da mesma forma. Aliás, é claro que existem diferenças básicas entre os gêneros – a começar por um corpo físico com anatomias e fisiologias distintas. Mas precisamos encontrar uma nova forma de interação entre homens e mulheres (aquela velha história de que meninas precisam se preparar para cuidar da casa e da família, e os meninos para uma carreira profissional brilhante já era, não é mesmo?).

Hoje meninos continuam querendo ser super-heróis, a diferença é que as meninas também querem ser super-heroínas! E se ambos trabalharem juntos, como acontece com os personagens desse desenho, as habilidades de cada um certamente se somarão às do outro, formando o que tanto desejamos também na vida pessoal – uma verdadeira equipe, que se ajuda, que se entende, que gosta de conviver e conversar.

Por tudo isso, eu adorei essa ideia de desenhos de meninos E de meninas. E vocês?

(Imagem: Acervo Disney)