Comportamento

Dias de chuva e o que fazemos (ou deixamos de fazer) pelos filhos

Por Jorge Freire Jr.

Os pais ensinam aos filhos várias coisas, como serem educados e respeitar as pessoas. Por que não ensinar a ter preguiça em uma manhã chuvosa de sábado?

Dias de chuva e o que fazemos (ou deixamos de fazer) pelos filhos

Tem algo melhor que acordar lá pelas 8 horas de um sábado e ouvir a chuva caindo? Você dá um sorriso de satisfação, arruma o cobertor e continua dormindo tranquilamente ao som da chuva!

Bem, na verdade eu tenho uma vaga lembrança disso. Depois que o Padawan nasceu, os sábados de manhã são bem animados. Ele acorda cedo, chega pulando em nossa cama e quer que todos se levantem para brincar.

Mas em dias de chuva é um desafio e tanto, principalmente na parte da manhã, pois o moleque quer brincar fora de casa. Nada mais justo, certo?

Ficar em casa no fim de semana não é, muitas vezes, o melhor programa que existe.

Mas então quais são as opções?

Shopping? Fechado. Cinema? Fechado. Teatro? Fechado. Parque indoor? Fechado. Museu? Fechado.  

Ter imaginação para inventar brincadeiras? Às vezes não temos nenhuma!

Então, nesses dias de chuva, resolvi ensinar o nosso filho a fazer algo SENSACIONAL! Algo que ele irá lembrar de fazer pelo resto da sua vida! Algo que considero com uma das melhores coisas que existe: ficar dormindo escutando a chuva.

Sábado passado ele "chegou, chegando" no quarto, pulou na cama e começou a berrar: "ACORDA! ACORDA! ACORDA!"

Estava chovendo, e muito, então pedi para ele se deitar, ficar em silêncio e contar os números do pingos da chuva que caíam no chão e quando chegasse no 100 ele ganharia o jogo.

Não chegou nem a contar o número 30.

Ao acordá-lo uma hora depois, ele espreguiçou e disse que adorou contar os pingos da chuva.

Bem, o que era apenas uma lembrança remota no começo do post tornou-se uma lembrança viva no final.

Vocês não sabem a alegria que tive quando isso ocorreu! Oras, dormir um pouco mais tarde em um sábado, e ainda com o seu filho ao lado, é um privilégio para poucos!

Os pais ensinam aos filhos várias coisas, como serem educados e respeitar as pessoas. Por que não ensinar a ter preguiça em uma manhã chuvosa de sábado?

Eu acho digno. E você, acha também?

(Fotos: Getty Images)