Comportamento

É importante o casal manter velhos hábitos

Por Jorge Freire Jr.

Com a chegada dos filhos, a nossa vida muda. Mas será que não devemos seguir com atividades antigas para a manutenção da nossa união?

É importante o casal manter velhos hábitos

Esses dias, conversando com um casal, dissemos que, sempre que possível, viajamos sozinhos, sem os filhos, que saímos para jantar ou vamos ao cinema.

A mulher abriu os olhos e disse:

"Nossa, não consigo fazer nada que não envolva meus filhos! Nem sei mais o que é cinema sem eles!"

De canto de olho percebi a reação do marido dela. Baixou a cabeça e forçou os lábios. Na hora percebi que não deveria ir além nessa conversa - até porque era um casal que mal conhecíamos -, pois ele se sentiu desconfortável com a resposta da esposa.

Antes de sermos pais, fomos namorados, casamos/ juntamos e tínhamos nossa vida. Com a chegada dos filhos, é claro que tudo muda e a nossa vida precisa ser balanceada com as necessidades deles.

É importante demais os casais manterem velhos hábitos da época que não tinham filhos. Ter um tempo a sós é primordial para a manutenção dessa união.

Infelizmente, muitos casais se separam pois perdem esses hábitos e, com o tempo, o marido ou a esposa já não enxerga seu cônjuge como um companheiro, um amor e, sim, como pai ou mãe dos seus filhos.

Entenda que existem casais que aceitam isso e, para eles, está ótimo. Não querem mais ter aquela vida sem filhos e tocam o dia a dia dessa maneira, com muito amor e harmonia. Porém, muitos não são assim e o amor acaba por causa disso.

Um casal de amigos bem próximo, um dia, nos disse: "Entre a minha necessidade e a dos meus filhos, a dos meus filhos; entre o meu lazer e o deles, o meu".

Em um primeiro momento me soou com um pouco de egoísmo e fiquei pensando nessa frase. Depois de um tempo, percebi que eles tinham 100% de razão.

O lazer dos pais é fundamental! Precisamos sair e nos divertir fora do ambiente doméstico e sem os filhos, às vezes. E, principalmente, fazer isso SEM CULPA.

Então, pais e mães, viajem sozinhos e reservem um tempo para vocês dois. Tenho certeza que, ao fazer isso, a união e o amor durarão para sempre.

(Foto: Arquivo pessoal)