Comportamento

Festivais de música vão além do entretenimento

Eventos culturais que acontecem no Brasil inteiro têm seu lado educativo e são excelentes oportunidades para revelar talentos

Festivais de música vão além do entretenimento

Você é fã de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil? Talvez não se lembre, mas esses e outros grandes nomes do cenário musical brasileiro surgiram com os festivais de música, sucesso absoluto entre os anos 60 e 80.

Naquela época, a repercussão dos eventos era enorme. Graças a eles conhecemos e nos apaixonamos por uma excelente safra de artistas: Tom Jobim, Milton Nascimento, Beth Carvalho, Elis Regina, Roberto Carlos, Gal Costa, Djavan… A lista é tão grande quanto o talento dessa turma. Apesar da menor visibilidade, os festivais sobreviventes permanecem firmes e fortes e, ainda hoje, continuam sendo ótima oportunidade para revelar artistas.

Além do perfil artístico, tais eventos trazem sempre uma proposta educativa, com o objetivo de estimular e aprimorar o aprendizado e promover a cultura entre a população.

Interessou-se em saber como são os festivais de música atuais? Fizemos uma lista de alguns dos principais para você conferir de pertinho. Tem no país inteiro!

MIMO
É o maior festival de música instrumental do Brasil, já em sua 11ª edição. Neste ano, pela segunda vez, acontece em Paraty, no Rio de Janeiro. Além das apresentações, o MIMO oferece palestras e exposições gratuitas, realizadas em espaços do patrimônio histórico, como igrejas, teatros, museus e praças. A grande atração de abertura deste ano será o pianista americano Chick Corea, que se apresentará dia 29 de agosto, em Ouro Preto, em um concerto ao ar livre. Além de Ouro Preto e Paraty, o MIMO (foto acima) também acontece em Olinda e Tiradentes.

Festival de Música de Londrina (PR)
Esse festival é um dos mais tradicionais e educativos que acontecem no Brasil. Além das apresentações artísticas, promove cursos em quase todas as áereas da música, como: regência, instrumentos, voz, estruturação musical etc. Durante o festival, há eventos e apresentações espalhadas pela cidade em pontos bastante culturais, como a Catedral Metropolitana, Museu de Artes, Museu Histórico, e outros. Durante a programação são formados diversos grupos: big band, orquestra, coro infantil e adulto, ópera studio, grupos de Jazz, MPB e montagem de espetáculos. O festival acontece todos os anos, em julho e está em sua 34º edição.

Fun Music - Festival Universitário de Música 

Fun Music

Nesse festival, universitários de todo o país podem inscrever músicas de sua autoria. O concurso acontece em três etapas: classificação, semifinal e finalíssima. As músicas/bandas são escolhidas pela Comissão Julgadora, mas há também o Voto da Galera, ou seja, qualquer pessoa pode apontar seu preferido. Neste ano, as inscrições estão abertas até 20/07 e as apresentações acontecem entre agosto e dezembro, em diversos estados.

Festival de Interpretação de Música Sertaneja (MG)
Trata-se do evento mais famoso de música sertaneja do Brasil, com o troféu O Menino da Porteira. O festival acontece em julho, na cidade de Ouro Fino. O concurso de bandas é amador e não são aceitos grupos que tenham contrato com gravadoras. Quem faturar o primeiro lugar leva prêmio em dinheiro.

Festival de Música e Poesia de Ibotirama (BA) 

Festival de Música e Poesia de Ibotirama

Esse festival teve sua primeira edição em 1977 e se propõe a incentivar os novos talentos musicais e poéticos da Bahia, motivando a transformação da sociedade. Os interessados podem inscrever até duas músicas/poesias. Quem vencer as etapas locais e nacionais leva prêmios em dinheiro.

Planeta Rock Festival de Música - São José do Rio Preto (SP)
É um festival voltado para quem gosta de rock. Além do concurso de bandas amadoras, que dá prêmios em dinheiro, há a apresentação de grupos cohecidos. EM 2013, o festival teve 50 bandas de rock de 9 estados e 185 inscritos.

Festival Nacional Da Canção - Fenac (MG) 

Festival Nacional Da Canção

É um dos maiores festivais de música de Minas Gerais. O Fenac aceita todos os estilos musicais, sem restrição. O candidato pode inscrever músicas em português, inéditas e originais, sem limite de quantidade. Além dos prêmios aos vencedores, o Festival Nacional da Canção oferece ajuda de custo aos participantes. Paralelamente acontece o Festival Nacional da Cultura, com mostras, apresentações de dança, teatro e diversas atrações.

Festival de MPB em Indaiatuba (SP) 

Festival de MPB

Esse festival ainda é pequeno, mas tem grande expressividade para a música. Com ele, a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba tem o interesse de promover a cultura como lazer. O evento inclui um concurso que premia os artistas pela composição de suas músicas. Podem participar solos e duplas. As eliminatórias começam em abril e a final, em maio. Na inscrição, os artistas interessados devem doar uma estante de partitura. Os 3 primeiros lugares levam prêmios em dinheiro.

(Fotos: Divulgação; MIMO Olinda – Tom Cabral/Divulgação; Fun Music - Marcos Nascimento/ Divulgação; Ibotirama – Edison Photo Zoom/ Divulgação)