Comportamento

Pai, dinossauro solta pum?

Por Jorge Freire Jr.

Meu filho está com 5 anos e o mundo da escatologia o fascina! E isso não é algo com que devemos nos preocupar!

Pai, dinossauro solta pum?

Padawan de férias e uma opção que encontrei para me divertir com ele é irmos ao cinema. Já foram vários filmes esse mês e o próximo será o Homem-Formiga, que estreiou no último dia 16.

Em Jurassic World, outro que assistimos, no meio do filme, o Padawan me faz uma pergunta um pouco estranha:

- "Pai, dinossauros soltam pum?"

Bem, já que as aves que conhecemos hoje possivelmente evoluíram dos dinossauros, na hora pensei naquela piada do pintinho que solta um pum e explode.

Cogitei em responder que não, que os dinossauros não soltam pum, mas resolvei falar que "sim, eles soltam".

Se eu falasse que não soltam pum, certamente o Padawan faria mil perguntas e eu teria de argumentar com ele ali mesmo no cinema.

Mas como o cinema estava cheio, preferi dizer uma mentirinha que, claro, corrigirei mais para frente com um singelo talvez.

Meu filho está com 5 anos e o mundo da escatologia o fascina! Pum e arroto para ele são pura diversão. E ele envolve toda família nisso! Nem a avó se salva!

Pequenos Gafanhotos, isso é normal. As crianças estão descobrindo os sons que o corpo humano emite e se divertem com isso!

E quando descobrem que esse tipo de atitude é socialmente inaceitável, eles acabam desafiando os pais com puns e arrotos.

Isso inclusive tem um nome: bêtise.

Bêtise, que é uma palavra francesa e não tem tradução para o português, é um pequeno ato de desobediência que os Padawans cometem em um local indicado (geralmente em casa) para desafiarem o mundo (mais conhecido como os pais).

Nossos filhos já seguem inúmeras regras e a bêtise é uma forma de extravasarem.

Com o passar do tempo, eles começam a perceber que soltar um pum não tem taaanta graça assim e param de fazer no meio da sala ou na cama do casal.

A dica para os pais passarem essa fase sem estresse é não ligarem para o pum bêtise do filho.

Quando ele soltar, vai esperar que reclamemos do cheiro e tal. Aguente firme e finja que nada ocorreu. Assim, essa fase de escatologia passará rapidamente.

Bem, isso até chegar na adolescência, quando eles começam a fazer campeonato de quem arrota por mais tempo...

(Foto: Arquivo pessoal)