Comportamento

Por que Bela sempre foi minha princesa favorita

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Ela é inteligente, independente, dedicada. Mas não é isso o que faz de Bela uma princesa tão especial, a ponto de marcar o coração de uma menina e fazer com que ela reviva esse sentimento até a idade adulta

Por que Bela sempre foi minha princesa favorita

Quando a animação A Bela e a Fera, da Disney, foi lançada, eu tinha apenas 12 anos. Sabe aquela fase da vida em que você está transitando da infância para a adolescência, e tentando entender quem é, qual é o seu lugar? Pois é, Bela me acompanhou nessa caminhada.

Com ela, mais do que com qualquer outra princesa da Disney, eu estabeleci uma conexão especial. Eu olhava a personagem e pensava: "eu quero ser assim um dia".

Bela é inteligente, uma apaixonada por livros. Não, ela não é aquela menina bobinha de uma cidadezinha do interior, e sempre quis mais do que uma vida provinciana.

Bela é independente: se todas as outras moças do local são apaixonadas pelo garboso Gaston, ela não se deixa levar pelo senso comum, e sabe que merece um homem que a ame por tudo o que ela é, e não apenas por seus lindos olhos. Bela é posicionada: ela não se intimida frente a uma horrível Fera, diz o que pensa e mostra que tem forte personalidade.

Por todas essas qualidades, eu já poderia ter Bela na mais alta estima. Mas o que faz dela minha princesa favorita é outra coisa. Para mim, Bela é o maior exemplo de coragem que se pode encontrar em alguém. Claro que outras personagens são corajosas, como Valente, que enfrenta as normas sociais do seu clã para ter o direito de escolher com quem casar. Ou Rapunzel, que escapa da torre, o único lugar de que tem lembrança e que, apesar de tudo, é seu porto seguro. 

Só que Bela tem outra forma de coragem, mais difícil de se encontrar por aí. Ela é capaz de sacrificar sua própria liberdade para salvar seu pai, quando propõe ficar em seu lugar como prisioneira no castelo da Fera. E mais: ela se dispõe a abrir seu coração para um monstro horrível, porque consegue enxergar além das aparências. Quantas vezes não deixamos nossos olhos nos afastarem de verdadeiras jóias, porque não nos permitimos fazer o mesmo?

Para mim, Bela é a grande heroína da Disney. Aquela que mostra que, se você for capaz de enfrentar os próprios medos, se estiver disposta a viver livre das expectativas que os outros têm para você, é possível ser feliz. E é exatamente por isso que eu estou louca para ver o novo filme da Disney, que reconta a história. E me sentir novamente como aquela menina que sonhava grande, aos 12 anos de idade.

(Foto: Divulgação/Image.net)