Comportamento

Qual a importância do casamento?

Por Helena e Joana Cardoso

Vamos pensar mais sobre esse e outros rituais

Qual a importância do casamento?

Fazer uma comemoração de casamento é importante. Pode ser na igreja, em casa, em um almoço, no civil, na praia, a dois ou com amigos e familiares, não importa como. O que interessa é marcar o momento de mudança.

Da mesma forma, é necessário enterrar. Quando perdemos alguém importante em nossas vidas, precisamos nos adaptar a essa passagem do tempo.

Para tanto, é indicado realizar uma cerimônia de enterro, cremação, ou seja lá o que preferir (também não importa a forma e, sim, o ritual).

Quando nos separamos, também precisamos assinar papéis que concretizem isso. Ao entrar na adolescência, oficializamos com uma festa de debutantes.

Tudo isso pode parecer mera formalidade ou invenção de familiares tradicionais. Porém, há uma inteligência nisso. Quando realizamos uma ritual de passagem, sejam o ritual e a passagem quais forem, estamos facilitando para que a gente se adeque à nova realidade.

Sem rituais, temos mais dificuldade em realizar o início de uma nova etapa e, portanto, temos mais chance de ficarmos presos no passado, em um momento que não existe mais.

Por Helena Cardoso

(Foto: Morguefile)