Comportamento

Quando a cidade vira palco para você sorrir

Por Renata Deos

A faixa de pedestre se transforma em pista de dança e alguém te faz escutar as batidas do seu coração no meio da rua

Quando a cidade vira palco para você sorrir

Todo mundo já se divertiu alguma vez com uma "pegadinha". Confesso que me surpreendo como aquelas de mau gosto podem fazer tanto sucesso.

"Pegadinhas" que ridicularizam as pessoas, exploraram as fragilidades e defeitos me deixam muito incomodada.

Mas existem "pegadinhas" que possuem uma característica de humor disruptivo, que quebra a monotonia, interrompe a chatice, a mesmice.

E é nesse sentido que há pouco tempo descobri um grupo de Nova York chamado "Improv Everywhere". O nome faz uma alusão a algo como "melhorar todo lugar".

Já imaginou estar atravessando a rua e, de repente, começarem a dançar no meio da faixa de pedestre?

Um casal, depois dois, depois vários. A dança dura o tempo do farol vermelho para a travessia dos pedestres e a dança é divertida.

Essa foi a mais recente ação que o "Improv Everywhere" realizou. Esse gupo propõe intervenções em pontos movimentados da cidade de Nova York para promover "pegadinhas" divertidas e quebrar a rotina do dia a dia. O objetivo é fazer as pessoas se divertirem e sorrirem.

Não chega a ser um "flashmob", cujo objetivo é executar uma ação instantânea e ponto final. Já a proposta do "Improv Everywhere" é planejada, tem objetivo, execução e resultado com interferência no entorno.

O fundador, Charlie Todd, é também produtor, diretor, ator e documentarista do trabalho do grupo que existe há 14 anos. Ele também atua no "Upright Citizens Brigade Theatre", em Nova York.

Outro grupo que também transforma a rotina da cidade é o brasileiro "O Povo em Pé".

Desde 2005, desenvolve em São Paulo performances e intervenções como a "Pausa para Respirar", que propôs uma pequena pausa no cotidiano com possibilidade de escutar as batidas do próprio coração enquanto os pés repousavam num pequeno pedaço de gramado. 

Esses são apenas dois exemplos de grupos que realizam trabalhos para alegrar o dia a dia da gente. Espalhados por várias cidades, existem outros.

Você conhece mais algum?

(Foto: reprodução do vídeo)