Comportamento

Terrible Two antes dos dois anos?

Por Marina Breithaupt

Cenas de choro e muita birra, afinal tem idade certa para essas crises começarem?

Terrible Two antes dos dois anos?

Choros, chiliques, gritos que culminam na criança jogada ao chão. Reconheceu essa cena? Talvez você pense que esse comportamento aconteça somente por volta dos dois anos e que dure até uns 3. Muito se fala por aí das dificuldades com as mudanças de comportamento na fase do "Terrible two" (ou terríveis dois anos).

O início das chamadas cenas de birras são causadas pela dificuldade das crianças em lidar com suas frustrações e, pelo que observei com meus filhos, a intensidade do "piti" é proporcional ao sono ou cansaço do momento.

É isso aí, uma hora ou outra vai acontecer com você também, acredite, nenhum pai ou mãe passa pela jornada de criação de filhos sem ter que lidar com essas situações.

O que tem me surpreendido agora com a Mel (1 e 3 meses) é que essa fase já está dando as caras por aqui, e não me lembro de ter sido tão presente assim com Babi e Theo, o que claro, só confirma que cada criança é mesmo única, independente da criação ou do nosso comportamento.

Como a pequena começou a andar e falar suas primeiras palavras muito cedo (por volta de 10 meses ela já deu seus primeiros passos), penso haver aí uma forte ligação entre esses fatos.

Ela quer explorar e ainda não "pode" muita coisa. Já deseja se expressar, mas não se faz compreender. Quer acompanhar os irmãos em diversas atividades que ainda não pode ter uma participação tão ativa.

A realidade é: o bebê super calmo de outrora vem a cada dia mudando mais.

E isso é perfeitamente normal!

Entendo que como os estímulos estão presentes cada vez mais cedo na vida dos bebês, o termo "Terrible Two" talvez precise ser revisto logo mais, minha amiga. Logo após ao primeiro aniversário já é possível notar muitas semelhanças com essa questão de comportamento tão associada aos 2 anos.

Também costumo brincar com minhas amigas que têm filhos mais novos que as crises não duram só até os 3 anos não... Theo tem 6 e ainda protagoniza cenas como essa quando se sente frustrado. E ainda tem a adolescência...

Ok, vou parar por aqui! rs

As frustrações que causam as crises de choro e birras são perfeitamente normal e fazem parte do desenvolvimento das crianças. É a maneira de mostrarem que não estão felizes e cabe a nós saber deixá-los se expressar e não ceder ou "ter vergonha". Sim, já passei por cenas onde queria cavar um buraco ou perguntar para os adultos a minha volta: Cadê a mãe dessa criança? Fingindo não ser eu a responsável...

Não sei porque, as cenas mais "homéricas" sempre acontecem em público! Pode notar!

Toda vez que vejo acontecer com alguma mãe, sinto uma vontade enorme de dar um abraço, dizer para ter calma, que um dia melhora e que estamos juntas!

E você? Me conta aí, já passou por uma grande birra das crianças em público? Qual idade seu filho tinha?

Um beijo,

(Imagem: Shutterstock)