Cozinha

10 comidas que os filhos precisam aprender a cozinhar

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Nós, adultos, devemos nos comprometer a transmitir conhecimento culinário saudável

10 comidas que os filhos precisam aprender a cozinhar

Entre as missões que nós - mães e pais - temos está a de ensinar nossos filhos e filhas a cozinharem comidas saudáveis.

Isso mesmo! O chef estrela Jamie Oliver diz que devemos transmitir nossos conhecimento culinário aos filhos em 10 receitas que poderão salvar a vida deles no futuro.

Jamie Oliver pede que ensinemos receitas com ingredientes frescos e não os processados, industrializados.

Então, vamos confiar na capacidade e seriedade dos nossos filhos em manipular facas, mexer no fogão, no liquidificador... Seguem algumas sugestões do que as crianças podem fazer:

1. Fritar ovo: a partir dos 8 anos, as crianças podem manipular a frigideira com óleo sob supervisão. Com 10 anos, estarão craques no preparo desse prato.

2. Fazer arroz: é um prato simples, mas de preparo complexo para um mais novo, pois envolve cortar cebola e refogá-la e prestar atenção no tempo que o arroz fica na panela. A partir dos 8 anos, a criança já pode começar a aprender.

3. Fazer omelete: prato simples, que pode começar a ser ensinado por volta dos 7 anos.

4. Preparar uma salada: a partir dos 3 anos, eles podem começar a lavar as folhas, os tomatinhos, as cenourinhas e brincar de montar.

5. Fazer uma sopa ou creme: a partir dos 10 anos, depois de aprender a fazer ovo, arroz, omelete, já pode cortar os legumes e jogar na panela de pressão com os temperos e a água. Mas precisa de supervisão para aprender a controlar o tempo e abrir a panela de pressão!

6. Fazer hambúrguer: a partir dos 5 anos já pode aprender a moldar a carne e montar o sanduíche, depois do hambúrguer pronto. A partir dos 8 anos, já pode fritar (ou assar) a carne sob supervisão.

7. Cozinhar carne moída: segue a mesma lógica do preparo do arroz. A carne moída é simples, mas de preparo complexo para uma criança. A partir dos 8 anos, ela já pode a aprender como prepará-la.

8. Fazer risotto: segue a mesma lógica do arroz e da carne moída.

9. Cozinhar macarrão na manteiga: a partir dos 8 anos, a criança pode receber as primeiras noções, sob supervisão.

10. Estourar pipoca na panela: fazer pipoca no micro-ondas não é nada saudável. Vamos ensinar nossos filhos a prepararem pipoca na panela. Eles vão amar!

Boa sorte nessa incrível jornada de transmissão de conhecimento.

Beijos,

Patricia

(Fotos: Getty Images, arquivo pessoal e Paulo Roger/ Divulgação)