Cozinha

3 pratos deliciosos e rápidos feitos na panela de pressão

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Esse utensílio é um grande aliado na cozinha e dele pode sair quase uma refeição completa

3 pratos deliciosos e rápidos feitos na panela de pressão

Desde que escrevi sobre o feijão da casa do vizinho é melhor fiquei encantada com a informação da Karen Bachini sobre a panela de pressão elétrica. Tanto que acabei comprando uma e descobrindo que esse utensílio doméstico (elétrica ou não) é um grande aliado na cozinha.

De dentro dele pode sair praticamente uma refeição completa, economizando tempo de preparo de vários pratos. Já fiz alguns que deram muito certo e deixo-os aqui como sugestão:

Arroz de lula

Em fogo baixo, você aquece um bom e generoso fio de azeite de oliva (não é o extravirgem) na panela de pressão, com 1 colher (chá) de açafrão em pó, 1 cebola grande cortada bem fininha. Refogue. Acrescente 3 dentes de alho picados, 500 gramas de lula cortada em anéis, 1 folha de louro, 1 ramo de salsinha ou coentro. A lula vai soltar bastante água. Feche a panela. Depois de 15 minutos na pressão (contados a partir do momento que ela começar a chiar), desligue. Deixe sair a pressão, abra a tampa. Mantenha sob o fogo, agora alto, acrescente 2 xícaras (chá) de arroz, 2 tomates cortados em cubos sem semente, sal, pimenta-do-reino, além de 1 xícara (chá) de água. Mexa, feche e deixe pegar pressão. Cozinhe por mais 9 minutos em fogo baixo. Desligue, deixe sair a pressão e sirva a seguir com um fio de azeite e um punhado de salsinha fresca. Serve 2 pessoas.

Macarrão

Na panela de pressão desligada, coloque 1 pacote de macarrão tipo penne ou parafuso, 1 lata de creme de leite fresco, 1 pacote de molho de tomate pronto, 4 colheres (sopa) de manteiga com sal, 1 lata de atum (opcional), 1 xícara (chá) de água e 2 cubos de caldo de galinha dissolvidos (eu uso um que não tem glutamato monossódico). Mexa. Feche a panela. Ligue o fogo e deixe na pressão por, no máximo, 5 minutos. Desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra a tampa e sirva em seguida. Serve 3 pessoas.

Fraldinha com batata

Na panela de pressão, coloque um generoso fio de óleo, acrescente uma peça de fraldinha (de mais ou menos 1,5 kg) temperada apenas com sal. Deixe fritar. Se usar a panela de pressão elétrica, coloque na função cozinhar destampada e frite por 5 minutos de cada lado. Acrescente, sobre a carne, 3 cebolas cortadas em rodelas, 2 batatas médias, descascadas e cortadas em rodelas, 3 dentes de alho picado, mais um pouco de sal, pimenta-do-reino, 1 pimenta dedo-de-moça sem semente e cortada em rodelinhas e 3 folhas de louro. Acrescente 1 xícara (chá) de água morna. Feche a tampa. Deixe cozinhar sob pressão por, no mínimo, 40 minutos. Desligue o fogo, deixe sair a pressão normalmente. Sirva a carne fatiada acompanhada das batatas e salada verde. Serve 3 pessoas.

Gostou das dicas? Tem alguma receita também? Compartilhe com a gente!

Beijos,
Patricia

(Foto: Arquivo pessoal)