Cozinha

Águas e infusões deliciosas e saudáveis

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Como temos de beber muito líquido diariamente, que tal incrementar a água sem incluir calorias?

Águas e infusões deliciosas e saudáveis

Além da aveia, a minha nutricionista recomendou que eu ingerisse de 2 a 3 litros de líquido por dia, preferencialmente água.

Para iniciar o dia, ela orientou que eu bebesse, ainda em jejum, 1 xícara de uma infusão gelada (de gengibre ou de canela) para ajudar a turbinar o meu metabolismo.

Para variar o sabor da água, acho legal preparar algumas infusões (sem açúcar) que vão além desses sabores. Pesquisei outras possibilidades baratas e gostosas. 

Importante: a infusão é um chá. Você coloca um ingrediente na água, que é fervida e depois consome. O calor faz com que as substâncias do alimentos sejam liberadas na água. 

Já as águas saborizadas ou aromatizadas não passam pelo processo de aquecimento. As substâncias presentes nos alimentos, que ficam imersos, são liberadas em menor quantidade, mas também estão presentes e fazem uma grande diferença no sabor. 

Tanto as infusões quanto as água saborizadas são excelentes opções de líquido saudável para quem não gosta de beber água e deseja se manter longe dos refrigerantes ou das águas aromatizadas e adoçadas artificialmente.

As águas saborizadas estão super na moda e são servidas em eventos e aniversários infantis no lugar de refrigerantes, por exemplo.

A grande conquista é ingerir essas águas sem nenhum adoçante. Uma meta a ser alcançada e plenamente possível. Eu bebo sem nenhum tipo de adoçante. Aliás, nem consigo ingerir quando estão adoçadas.

O mais legal é que água aceita qualquer mistura. Como em algumas sugestões os alimentos ficarão dentro da água, o ideal é que quanto mais orgânico for, menos risco de contaminação.

Caso não consiga comprar orgânicos, lave e higienize muito bem os alimentos para evitar que bactérias presentes neles contaminem a água a ser ingerida.

A água com alimentos (frutas e legumes) deve ser consumida no mesmo dia. Não guarde para o seguinte, pois os alimentos começam a se deteriorar mais rapidamente no líquido. Evite usar rodelas de limão por muitas horas dentro da água por causa do amargor da fruta. 

Ah! As águas têm menos calorias que os sucos

Vamos às sugestões.

(Foto: Arquivo pessoal)

1
Água com gengibre
Ferva 2 rodelas de gengibre em 200 ml de água. Espere esfriar e coloque na geladeira. Consumir gelado.
2
Água com canela
Ferva 2 paus de canela em 200 ml de água. Espere esfriar, coloque na geladeira. Consumir gelado.
3
Água com laranja e cravos
Espete vários cravos na casca de uma laranja lavada e bem limpa. Numa jarra larga e grande, coloque essa laranja e complete com água. Leva à geladeira por 2 horas. Pode ser consumida em seguida.
4
Água com hortelã
Lave 2 galhos grandes de hortelã, coloque dentro de uma jarra com água e leve à geladeira por 12 horas.
5
Água de abacaxi
Lave e ferva a casca do abacaxi por cerca de 40 minutos. Coe a água e coloque numa jarra. Leve à geladeira para ser consumida bem gelada. Você pode usar alguns pedaços da casca, mantendo-os na água. Tome o cuidado para que essa casca não se solte. É ruim beber o líquido com casca de abacaxi.
6
Água com pepino, manga e gengibre
Lave muito bem 1/2 pepino pequeno (se for orgânico é muito melhor), corte em rodelas finas. Corte 1 lasca de manga e 2 rodelas de gengibre. Coloque esses ingredientes em 1,5 litro de água. Deixe gelar por 12 horas e consuma.